pmdbAo que parece, treatment o PMDB do Maranhão de um ano para o outro mudou radicalmente o seu posicionamento e entendimento sobre a questão da fidelidade partidária.

Em 2013, thumb o PMDB foi extremamente rigoroso no quesito fidelidade partidária e em dois episódios “apertou” aliados que queriam trocar a legenda, mesmo que a troca fosse por outro partido da base governista.

O primeiro caso emblemático foi do deputado estadual Afonso Manoel. O parlamentar chegou a anunciar sua saída do PMDB e assinar ficha de filiação no PSD, outro partido da base do governo Roseana Sarney (PMDB). No entanto, após diversas ameaças de peemedebistas, Afonso Manoel, temendo perder o mandato, recuou e permaneceu no PMDB.

O segundo episódio envolveu o deputado Stênio Rezende. O parlamentar trocou o PMDB pelo PRTB, outro partido da base governista e que também recebeu o deputado Carlos Filho, que deixou o PV. No caso de Stênio Rezende o PMDB foi mais além, pois ingressou na Justiça Eleitoral para tentar reaver o mandato do aliado. A situação não se agravou mais, graças a intervenção da governadora Roseana, que assegurou que Stênio Rezende era da base aliada e o conflito era um mal entendido.

No entanto, agora em 2014 o PMDB aparece com uma postura bem mais light. A vereadora Helena Dualibe (PMDB), coincidentemente esposa do deputado Afonso Manoel, deixou a Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Saúde de São Luís.

O curioso é que os dois primeiros suplentes – Osmar Filho e Severino Sales – deixaram o PMDB e buscaram outra legenda.

No caso de Severino Sales, que trocou o PMDB pelo PRP, o PMDB já havia dito que não buscaria o mandato na Justiça Eleitoral, pelo fato de Severino permanecer na base do governo Roseana Sarney.

No entanto, ao que tudo indica, será Osmar Filho quem deverá permanecer na Câmara. O problema é que Osmar Filho trocou o PMDB pelo PSB, partido oposicionista ao governo peemedebista de Roseana Sarney, mas mesmo assim, o PMDB parece inerte a situação.

O Blog teve a informação que o PMDB, por amizade de alguns membros do partido com o vereador Osmar Filho e o seu pai, o juiz Osmar Gomes, não deve ingressar na Justiça Eleitoral.

Sendo assim, ou o PMDB do Maranhão tem dois pesos e duas medidas, ou mudou radicalmente o seu posicionamento e entendimento sobre a questão da fidelidade partidária.