Os vereadores Osmar Filho e Ivaldo Rodrigues

Os vereadores Osmar Filho e Ivaldo Rodrigues

O primeiro suplente de vereador, thumb Osmar Filho (PSB), sovaldi tomou posse na manhã desta segunda-feira (10), em substituição a vereadora Helena Dualibe (PMDB), que deixou a Câmara de São Luís para assumir a Secretaria de Saúde da capital maranhense.

Osmar Filho estava integrando a equipe do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) na Secretaria de Assuntos Políticos e a tendência seria que retornasse ao cargo para abrir vaga ao segundo suplente, Severino Sales (PRP).

No entanto, o PSB achou melhor reforçar o quadro de vereadores no parlamento municipal, agora com três representantes, e indicar um novo nome para a pasta. Ou seja, ganha na Câmara e não perde espaço no governo municipal, cujo vice-prefeito é Roberto Rocha, um dos principais membros da legenda no Maranhão.

No seu discurso, Osmar Filho além de agradecer ao prefeito Edivaldo Júnior a oportunidade no executivo, também demonstrou que não deve tirar licença para Severino Sales, querendo permanecer no parlamento até o retorno da vereadora Helena Dualibe.

PMDB – O problema para Osmar Filho deve ser o seu antigo partido, o PMDB. É que Osmar Filho deixou a legenda após a eleição e se transferiu para o PSB, partido que está base da Oposição do Governo do Maranhão, que é do PMDB.

O PMDB já havia declarado, através do presidente da Executiva Municipal, deputado Roberto Costa, que não iria questionar o mandato de Severino Sales, caso ele fosse substituir a peemedebista Helena Dualibe, pois Severino, que tembém mudou de partido, está numa legenda que apoia o governo da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Só que com essa modificação, o PMDB ou até mesmo o próprio Severino Sales podem recorrer a Justiça Eleitoral, alegando infidelidade partidária e a passagem de Osmar Filho ser mais rápida que ele mesmo imagina.

O Blog também teve informações que a alta cúpula do PMDB já foi procurada para não recorrer, mas a situação ainda não está resolvida e divide os peemedebistas do Maranhão. Além disso, vale lembrar que tem ainda o Ministério Público Eleitoral que também deverá se manifestar.