geiaO vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B) e o presidente do Instituto Geia, there Jorge Murad, healing lançaram nesta quarta-feira (05), durante solenidade realizada na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, a 10ª edição do Festival Geia de Literatura de São José de Ribamar.  Também participaram da cerimônia outros parceiros do evento, diretores e professores de Escolas Municipais, além de dezenas de estudantes ribamarenses.

O evento literário promovido pelo Instituto, com o apoio da Prefeitura ribamarense, reúne durante três dias (sempre na última semana do mês de agosto) intelectuais, escritores e poetas, que procuram manter um contato próximo e estreito com os participantes (alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade) criando uma empatia, cuja intenção é a valorização da literatura e o despertar do gosto pela leitura.

“Ao longo desta década, o Festival Geia de Literatura vem dando uma importante contribuição à educação do município de São José de Ribamar. Através deste grande evento literário, nossos alunos aprenderam a gostar mais de ler, de se aprofundar na literatura. E uma boa leitura significa mais aprendizado, mais conhecimento. Tenho certeza que, a exemplo do que acontece desde 2005, a décima edição do Festival será um grande sucesso”, afirmou Eudes Sampaio, que representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB) na solenidade de lançamento – o mesmo está realizando viagem de trabalho à Brasília.

Jorge Murad agradeceu, mais uma vez, o apoio dos parceiros que ajudam o Instituto a promover o Festival. Disse que, este ano, o evento contará, além de escritores e escritoras maranhenses, com as presenças de figuras ilustres da literatura brasileira.
“São escritores com renome nacional e internacional que irão participar do evento e conviver diretamente com os estudantes, repassando a eles a maior carga possível de conhecimento. O anúncio dos nomes faremos em breve”, disse.

Novidades – A novidade da 10ª edição do Festival Geia de Literatura de São José de Ribamar é uma nova parceria que possibilitará, através da concessão de uma espécie de bônus, que os estudantes possam adquirir obras literárias que estarão sendo expostas durante o evento. Os critérios para elencar os alunos que terão direito a esta situação ainda estão sendo definidos.

Também estão confirmadas as realizações dos já tradicionais Concurso Professor Pesquisador, Prêmio de Monografia, Olimpíada de Matemática e o Desafio de Literatura.

Criado em 2005, o Festival Geia de Literatura é uma realização do Instituto Geia com patrocínio das empresas Alumar, Vale, Cemar, Mardisa, Supermercados Mateus e Toyolex. O apoio é da Prefeitura ribamarense, Faculdade Fama/Pitágoras e Sistema Mirante.

O objetivo do evento é incentivar o hábito da leitura entre os alunos ribamarenses das redes municipal, estadual e privada de ensino.

O Instituto Geia é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2000, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de entidades que praticam o trabalho voluntário e para o desenvolvimento de projetos voltados ao exercício da cidadania.