padrao

A Prefeitura de São Luís, ailment por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, iniciou nesta segunda-feira (28) uma ação de padronização do comércio informal com a entrega de 22 barracas padronizadas. A ação contemplou os vendedores ambulantes que atuam na BR135 Km0, Tirirical, e que estavam cadastrados na Blitz Urbana desde 2013.

A ação realizada hoje significa o pontapé inicial do programa de padronização e melhoria no programa de padronização e melhoria do comercio informal da cidade: “Essa primeira ação é um importante passo para a retomada pelo poder público, do controle sobre o uso do solo urbano. O disciplinamento do comércio informal é positivo não apenas para os usuários da cidade, mas para o próprio ambulante, que ganha um novo padrão de qualidade para o seu trabalho. O modelo das barracas foi fornecido pelo próprio sindicato dos ambulantes”, explicou Diogo Diniz Lima, Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação.

Ainda de acordo com Diogo Lima, a próxima entrega será feita aos vendedores ambulantes que atuam na Deodoro e na Rua Grande até a travessa de Santa Rita: “Precisamos seguir nessa linha e ir avançando para outros pontos, com firmeza, mas também com diálogo e conciliando o interesse público com a preocupação com o cidadão que está ali ganhando a vida exercendo aquela atividade”, pontuou o Secretário de Urbanismo e Habitação.

O objetivo nessa primeira etapa da ação é que sejam entregues 400 barracas aos comerciantes informais. A barraca é sem custo para o ambulante, mas traz encargos especialmente de conservação e limpeza do entorno.

De acordo com o Presidente do Sindicado dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, a ação foi negociada com o Sindicado, “a entrega dessas barracas padronizadas está sendo feita devido um acordo que a gente vinha discutindo com a Secretaria, apresentamos o projeto, e esse projeto foi aceito e agora está sendo concretizado. Para nós é motivo de muita alegria e queremos parabenizar o Prefeito, os Secretários e todos os envolvidos por esse trabalho”.