Policiais Militares do Choque ocupam Pedrinhas

Policiais Militares do Choque ocupam Pedrinhas

A Polícia Militar e  Força Nacional agiram rápido e controlaram o que seria o início de um motim no Complexo Penitenciário de Pedrinhas no fim da tarde de ontem. Os presos protestavam contra a presença da PM no presídios, tadalafil e pelo fim de algumas regalias nas celas, see como televisores, buy celulares e até vídeo game, além de uma espécie de comando interno das prisões.

Segundo a Sejap, o grupo que teria iniciado o motim é o mesmo que no início do mês comandou os ataques a ônibus e a delegacias de polícia, o que resultou na morte da pequena Ana Clara.

Desde o momento em que a Polícia Militar ocupou o local, foram apreendidos celulares, chips, armas brancas e uma arma de fogo, que circulavam livremente nas dependências dos presídios entre as facções Bonde dos 40 e Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

Pelo menos três pessoas também foram presas, tentando entrar com serras, celulares, chips e até maconha.  Há também maior controle em relação às visitas. Isso tudo tem incomodado os presos, que por enquanto, seguem sob o absoluto controle, sem capacidade de reação. Por isso, a importância neste momento, da presença da PM nos presídios.

 

Abaixo, nota da Sejap

 

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que uma tentativa de motim realizado por presos na CCPJ de Pedrinhas, no mesmo bloco onde houve um tumulto mais cedo, foi controlada. Homens da Polícia Militar e da Força Nacional, sob o acompanhamento da Corregedoria e Ouvidoria da Sejap, estão realizando revista nas celas neste momento.

         Os presos que se rebelaram, por estarem insatisfeitos com a presença da Polícia Militar no Complexo de Pedrinhas, integram o grupo que comandou os ataques a ônibus e a delegacias no dia 3 deste mês, em São Luís.

         A PM e a Força Nacional reforçaram a segurança no local.