Carlos Brandão e Aécio Neves

Carlos Brandão e Aécio Neves

De O Estado – As conversas que a direção estadual do PSDB no Maranhão tem mantido com os três principais pré-candidatos a governador do estado na eleição deste ano devem ser freadas a partir de agora. É o que se depreende de declaração do senador Aécio Neves (MG), tadalafil pré-candidato tucano à Presidência da República e presidente nacional da legenda, dada na última quinta-feira, após encontro com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também do PSDB.

Em entrevista ao site do partido, Neves informou que apresentará, na primeira semana de fevereiro, próxima reunião da Executiva Nacional da sigla, uma proposta de resolução para que todas as alianças estaduais só sejam aprovadas após passar pelo crivo da direção nacional. É uma espécie de intervenção no partido.

“Todas as alianças estaduais terão que passar pela aprovação da Executiva Nacional do partido. O PSDB é um partido que tem um projeto de país. É muito importante que as alianças regionais, obviamente que respeitadas as lógicas locais, atendam também às circunstâncias, aos interesses da aliança nacional”, disse o senadora.

O presidente garantiu que todos os diretórios estaduais já foram comunicados. “Obviamente, haverá a delegação para que a condução seja feita pelos diretórios estaduais, mas a homologação das alianças, das chapas estaduais, passará pelo crivo da direção nacional do partido. Isso já foi comunicado às diversas instâncias do partido, e nós estamos agora mergulhados exatamente na busca, auxiliando nossas instâncias estaduais a construir as melhores alianças possíveis”, completou.

Articulações – A decisão, que deve ser confirmada sem problemas, segundo revelou o próprio Aécio, atrapalha as articulações do presidente estadual do partido no Maranhão, deputado federal Carlos Brandão. Ele foi procurado por O Estado para comentar o assunto, mas, em viagem pelo interior, de acordo com o que informou sua assessoria, não foi localizado. Os deputados estaduais Neto Evangelista e Gardênia Castelo também não reposnderam ás tentativas de contato.

Desde o ano passado, os tucanos maranhenses têm mantido conversas com Luis Fernando Silva, pré-candidato do PMDB; Eliziane Gama, pré-candidata do PPS, e com Flávio Dino (PCdoB).

Até o fim de 2013, a aproximação maior era com os comunistas – o próprio Brandão chegou ser cogitado como provável integrante da chapa majoritária encabeçada pelo comunista.

Em dezembro, no entanto, num movimento iniciado pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Abreu (PMDB), houve a retomada das conversas entre os peemedebistas e a deputada Gardênia Castelo. A O Estado, Abreu disse, na ocasião, que os diálogos foram bons, mas que ainda não se havia iniciado um contato sobre aliança política. “Foi um primeiro passo, um encontro proveitoso. As conversas estavam paradas com o PSDB, e retomamos agora, com esse ato de reaproximação. Mas isso não quer dizer que já se fechou questão sobre temas políticos”, explicou.