pedrinhasO G1 apresenta uma reportagem que traduz bem o problema de superlotação do Sistema Prisional do Maranhão. De acordo com o Ministério da Justiça, health nos últimos dez anos, sick o governo federal enviou R$ 52 milhões ao Maranhão, medical destinados à criação de 1.621 novas vagas para presos, por meio da construção de novos presídios ou da ampliação dos já existentes, mas só foram criadas 418, o que corresponde a 26% do total.

Se todas as vagas tivessem de fato sido criadas, a realidade da superlotação do Sistema Prisional no Maranhão seria outra. A incapacidade dos gestores de cumprirem as metas estabelecidas resultou nessa superlotação.

O problema de fato existe e precisa ser solucionado o mais rápido possível, o que o Blog tem questionado e repudiado, é transformar o episódio num palanque eleitoral, como alguns têm feito em busca de dividendos eleitorais, sem pensar na dor e medo das pessoas.

Se a incompetência foi de gestores que passaram nas pastas e no Governo do Maranhão nos últimos dez anos, ninguém deve falar de ninguém, afinal durante esse período nos tivemos três governadores no poder, José Reinaldo, Jackson Lago e Roseana Sarney, vários secretários de Segurança, vários secretários de Justiça, entre eles Sálvio Dino, irmão do candidato do PCdoB, Flávio Dino, que é um dos que tem explorado ao extremo o episódio em busca de dividendos políticos.

Infelizmente essa é a realidade no Maranhão, onde muitos criticam, apontam dedos e torcem pelo quanto pior, melhor, mas poucos de fato querem e trabalham pela solução do problema.