agenteÉ de causar estranheza a postura do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão, find nos episódios envolvendo o Sistema Prisional do nosso Estado. Os representantes dos agentes penitenciários tem feito questão de divulgar vídeos, pill um deles comprovadamente falso, cheap de momentos terríveis dentro do Complexo de Pedrinhas e que denigrem a imagem do Governo do Maranhão, da Segurança Pública do Estado e da própria categoria.

A Folha de São Paulo apresenta nesta terça-feira (07), um vídeo de quase três minutos, onde em cenas fortes aparecem cabeças descoladas do corpo, após decapitação. De acordo com a própria Folha, as imagens foram encaminhadas pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão. O Governo do Maranhão disse que primeiro irá apurar a veracidade do vídeo, para somente depois se posicionar.

Vale lembrar que o juiz Douglas Martins foi induzido ao erro, justamente por um vídeo falso encaminhado pelo mesmo Sindicato dos Agentes Penitenciários. O magistrado encaminhou ao ministro Joaquim Barbosa do CNJ, um vídeo onde um rapaz aparece com a perna dilacerada supostamente gravado no Complexo de Pedrinhas. O vídeo além de falso, estava na internet há no mínimo dois anos.

O juiz Douglas Martins afirmou que recebeu as imagens do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão. A TV Folha também publicou o vídeo e errou feio.

No entanto, os questionamentos são muitos sobre tal postura: qual a intenção do Sindicato dos Agentes Penitenciários? Será que é politizar partidariamente o assunto? Será que o Sindicato não percebe que além de desgastar o Governo do Maranhão, para muitos a real intenção, também desgasta a Segurança? Será que o Sindicato esqueceu que os Agentes Penitenciários também integram a Segurança do Maranhão e como tal, também tem sua parcela de culpa e responsabilidade no atual momento?

De qualquer modo, parece no mínimo curiosa, a postura do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão.