areaderiscoA Prefeitura de São Luís está atualizando as informações do Plano de Contingência que define as estratégias a serem utilizadas para prevenção e combate de desastres como enchentes e alagamentos. O trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) foi iniciado ainda no ano passado e reúne vários órgãos da administração municipal.

“Temos informações de que este será um ano chuvoso e temos que estar prontos tanto para os casos de eventuais catástrofes como na análise das áreas de risco. Essa é uma orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e já conseguimos fazer o mapeamento científico mais detalhado dessas áreas”, clinic explica o titular da Semusc, medicine Breno Galdino.

O relatório com a atualização das informações será apresentado no próximo dia 20 durante reunião do Comitê de Prevenção a Alagamentos que está envolvido na execução das estratégias previstas no Plano de Contingência. O Comitê foi criado em 2013 após as fortes chuvas ocorridas em fevereiro e que causaram transtornos a regiões como Cohab/Cohatrac, Cidade Operária, Anil, entre outros bairros.

O monitoramento das áreas de risco em 2014 terá mais agilidade através de convênio feito pelo município com o Governo Federal para a instalação de sete pluviômetros automáticos. Os equipamentos possibilitarão informações em tempo real sobre precipitações e pontos chuvosos reduzindo o tempo de resposta. “Vamos trabalhar focado nas soluções para resolver os problemas das áreas de risco”, comenta Breno Galdino.

Outra estratégia fomentada pela Prefeitura de São Luís é a formação dos núcleos comunitários que durante 2013 receberam treinamento sobre como proceder em casos de risco. Os núcleos são formados por membros da comunidade e têm contato direto com a Defesa Civil Municipal. Além da comunicação sobre as condições climáticas, os núcleos auxiliam o trabalho da Defesa Civil como o uso de rotas de fuga em casos de desastres.

Na tarde desta terça-feira (7), os representantes dos órgãos que formam o Comitê se reuniram para discutir o processo de atualização das informações do Plano de Contingência onde cada um enumerou as ações que podem oferecer. Estiveram presentes os secretários Breno Galdino, César Felix (Saúde), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social); e representantes da Secretaria de Governo, Secretaria de Obras e Serviço Públicos e Comissão Permanente de Licitação.