detranVisando prestar um atendimento, ailment com mais qualidade e comodidade aos usuários, sale a Diretoria Geral do Detran-MA iniciou na última quinzena do mês de novembro de 2013 uma série de reformas no prédio onde funciona a sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão e quem tem previsão de conclusão para o fim do mês de janeiro deste ano.

As obras abrangem a área do hall principal de atendimento ao usuário, thumb setor de vistoria de veículos, setor de protocolo, estacionamentos e banheiros.

O estacionamento será ampliado com mais 130 vagas, que somam agora 218 exclusivas para automóveis, sendo 20% destas vagas reservadas para portadores de necessidades especiais e idosos. Já para os motociclistas, será construída uma área de 290m² reservada e murada com capacidade para 80 vagas. Haverá também a implantação de uma nova sinalização vertical e horizontal do pátio, e uma área isolada para veículos aprendidos.

Ainda em 2013, o Detran-MA também adquiriu 150 computadores de última geração; 50 notebooks; 100 impressoras a laser; 30  switchs (equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se liga a ele, e ele direciona os dados enviados de um computador especificamente para o outro); 3 no breaks de grande porte para evitar o desligamento do sistema; novo sistema de gerenciamento de senhas de atendimento com totens de auto atendimento touchscreen  e monitores de led  de 42 polegadas.

Na parte de atendimento aos usuários, novas divisões estão sendo feitas com a expansão de guichês e substituição de colunas e paredes por vidros, garantindo assim, mais organização e agilidade no atendimento ao público. Além da aquisição de 141 mesas, 275 cadeiras, 100 suportes para CPU, 80 gaveteiros que trarão mais comodidade ao público e aos atendentes.

Segundo a coordenadora do Setor de Atendimento, Sue-Ellen Mendonça, certamente esta expansão trará muitos benefícios para o atendente e principalmente para o usuário. “Agora o usuário terá um atendimento mais transparente e ágil, pois ele poderá visualizar tudo ao seu redor. E como o setor terá mais espaço, certamente será mais organizado e o usuário será atendido com mais rapidez”, afirmou Sue-Ellen.

Para Maria do Amparo Costa, dona de casa e usuária dos serviços do Detran-MA, já da para perceber as melhorias. “Estas obras causam transtornos, mas o resultado é sempre positivo. Já dá para perceber desde o momento em que entramos no Detran-MA para estacionar. Vim receber meu licenciamento e achei bem melhor esta área do atendimento, muito mais espaço para nós,” ressaltou Amparo.

A obra vem ampliando também o Setor de Vistoria, com a construção de um galpão metálico com medida de 30x48m, totalizando 1.440m² de ampliação para de Vistoria e Emplacamento, e também a construção de dois fossos para facilitar o acesso dos vistoriadores aos chassis dos veículos nas vistorias.

Além de todas estas ampliações, estão programadas a reforma de sete banheiros espalhados pelo prédio principal do departamento, todos eles adaptados para portadores de necessidades especiais e investimentos na segurança do local, com novas guaritas, e portões automáticos. Foram projetadas também, rampas para garantir mais acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

A sede do Detran-MA não passava por nenhuma obra de ampliação desde o ano de 1992. Para o atual diretor, essa obra é de grande importância para o Detran-MA e principalmente para o usuário, que agora terá mais conforto para ser atendido e solucionar suas pendências.

“Estamos executados os projetos determinados pela Governadora Roseana Sarney que sempre tem o objetivo de atender o usuário com agilidade, conforto e qualidade! Esses são apenas os primeiros passos de toda uma série de melhorias previstas para serem implantadas ao longo de 2014”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.