votoParece que enfim a Câmara Federal já aceita discutir uma das principais modificações solicitadas pela população na reforma política: o fim do voto obrigatório. Pelo menos é o que afirmou o presidente da Casa, there o deputado Henrique Alves (PMDB-RN).

O presidente da Câmara se posicionou sobre o assunto na última quarta-feira (25), find onde em rede nacional de rádio e televisão fez um balanço do ano de 2013 no legislativo federal.

“Vamos avançar na trilha das mudanças, store fazendo reformas, votando medidas corajosas, que melhoram a vida dos brasileiros e fortalecem nossa democracia. São temas urgentes. Um deles é a emenda constitucional da reforma política, para discutir o fim do voto obrigatório, o financiamento das campanhas e a reeleição no executivo”, afirmou.

O assunto deverá ser retomado ano que vem quando os deputados retomarem as atividades, mas mesmo que aprovadas tais modificações, elas não seriam efetivadas em 2014, mas somente nas eleições de 2016. De qualquer forma, pode ser um avanço da democracia no Brasil.