plenariovazioDefinitivamente esta estremecida a relação entre o Governo do Maranhão e a maioria dos deputados estaduais da base governista. A maior prova é que esses parlamentares ameaçam não votar nesta quinta-feira (19), medical última Sessão Ordinária do ano, o Orçamento de 2014.

Os deputados “rebeldes” estiveram reunidos durante boa parte da quarta-feira (18) e apesar do apelo de alguns, entre eles o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB) e o Líder do Governo, César Pires (DEM), a tendência é que não tenhamos a votação.

Caso a promessa seja de fato cumprida, além de evidenciar o desgaste da relação, os deputados irão obrigar o Governo do Maranhão a trabalhar com o Orçamento de 2013, o que na prática não fará muita diferença, mas poderá gerar um desgaste desnecessário entre as partes.

A relação está estremecida por vários aspectos, mas os dois principais, pelo que apurou o Blog, são as questões das emendas parlamentares deste ano, que ainda não foram todas pagas, algumas ainda nem empenhadas, e a questão das constantes “furadas” da articulação política, que por diversas vezes “esqueceram” de convidar os deputados para os eventos com a governadora Roseana Sarney e o secretário Luis Fernando. Os parlamentares atribuem o “esquecimento” aos secretários de governo que são pré-candidatos a Assembleia e a Câmara Federal.

É aguardar e conferir se de fato a promessa e ameaça de alguns parlamentares será cumprida e o Orçamento não será mesmo votado em 2013.