maxbarrosnovaNa penúltima Sessão Ordinária deste ano na Assembleia Legislativa, no rx realizada nesta quarta-feira (18), pills o deputado estadual Max Barros (PMDB), alertou a CAEMA e as autoridades competentes para um sério problema que vai acontecendo em Araioses, a salinização da água consumida pela população.

“Estou preocupado com o abastecimento de água na cidade de Araioses, uma cidade que tem mais de 50 mil habitantes, uma cidade muito importante do Baixo Parnaíba, que tem um sistema de capitação de água junto ao rio. No entanto, em função do assoreamento do rio, há agora uma influência muito grande do mar e a água do rio está salinizada. O que quer dizer que a população de Araioses está bebendo uma água salobra, água e sal, o que prejudica bastante a saúde da população”, afirmou.

Max Barros confirmou que já informou a CAEMA do problema e que o assunto já está sendo resolvido, mas ele pediu celeridade para a solução do impasse, pois a saúde da população já está sendo afetada.

“É uma situação grave. Já existe o sistema de abastecimento, mas hoje a população está prejudicada, inclusive com possíveis implicações na questão da saúde. Eu sei da determinação e competência do doutor João Moreira Lima (presidente da CAEMA), mas nós estamos cobrando dele para que isso seja acelerado porque a questão da saúde não espera e, portanto, tem que ter uma solução rápida. Estou fazendo uma indicação aqui ao doutor João Moreira Lima e ao secretário Ricardo Murad para que tomem imediatamente, em caráter de urgência, providências para que dessalinize a água que está abastecendo a cidade de Araioses”, declarou.

O parlamentar ainda sugeriu que um pequeno desassoreamento do rio deve resolver o problema, pois o custo não seria tão elevado diante do prejuízo tão grande para a população de Araioses.