mayronDe O Estado – O árbitro maranhense Mayron Frederico dos Reis Novaes, order 35 anos, hospital ganhou seu presente de Natal adiantado. É que ele recebeu a patente que qualquer árbitro da modalidade deseja, o escudo Fifa de Bech Soccer. De 2 a 6 de janeiro, em Recife (PE), ele trabalhará na Copa América com os outros árbitros integrantes do quadro internacional.

Agora, oficialmente, o árbitro está no topo de sua carreira, realizando um de seus sonhos. Neste ano, Mayron Frederico dos Reis Novas se destacou apitando jogos dos Campeonatos Brasileiros das Séries B, C e D, Campeonato Maranhense e Copa Cidade de São Luís. “Com certeza esse foi o melhor ano da minha carreira. Nunca havia trabalhado em tantos jogos nacionais como neste ano. E agora veio a indicação para entrar para o quadro Fifa do Beach Soccer”, analisou.

A partir de 2014, ele poderá ser escalado para comandar partidas internacionais de beach soccer. O maranhense vai a busca da consagração, e segundo ele, tentar chegar ao quadro da Fifa de futebol de campo. “Embora não tenha entrado em nenhum sorteio da Série A, foi escalado para trabalhar em oito jogos na Série B, cinco na Série C e quatro na Série D e acredito que devo subir bastante no ranking da arbitragem nacional”, disse.

De todos os jogos em que trabalhou em 2013, Mayron Frederico elegeu o clássico Sampaio 3 x1 Moto, no dia 5 de dezembro, pela Copa Cidade de São Luís como o mais difícil na temporada. “Acho que pelo clima e os dois precisando vencer para se classificar, o jogo foi muito difícil”, avaliou.

Mayron Frederico é árbitro profissional de futebol de campo desde 2006, sendo elevado ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano seguinte.Atualmente, o maranhense é o número 21 de 50 no quadro CBF 1, duas posições antes do quadro da Fifa. No Beach Soccer, ele ingressou em 2008.