Deputado Neto Evangelista

Deputado Neto Evangelista

O deputado estadual Neto Evangelista (PSDB), order livre, leve e solto, deitou e rolou na última quarta-feira (11), na Tribuna da Assembleia Legislativa. O jovem parlamentar teceu duras críticas ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) pela não continuidade do “projeto” VLT (Veículo Leve sobre Trilho).

Neto Evangelista chegou a chamar o prefeito de mentiroso pelo fato do gestor ter afirmado não ter conhecimento de nenhum projeto sobre o VLT. Como praticamente ninguém saiu em defesa de Edivaldo Júnior, conforme o Blog já comentou (reveja), as críticas do parlamentar deram a impressão de verdade absoluta.

No entanto, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Rogério, assegurou que a administração João Castelo não produziu qualquer projeto executivo de implantação do VLT. Após diligências nos arquivos da Prefeitura, foram localizados apenas estudos simplificados de concepção e que foram prontamente questionados por conterem equívocos graves.

O secretário disse que a proposta de trajeto do VLT, sugerido pela administração anterior, passaria sobre a rede adutora do sistema de água do Italuís, o que provocaria o deslocamento dessa rede. O mesmo ocorreria com a linha de transmissão de energia elétrica.

O conjunto desses equívocos provocaria elevados custos na obra. Na concepção do governo municipal anterior, a linha do VLT sairia do Terminal da Praia Grande com destino ao Tirirical, passando por trechos das avenidas dos Africanos e dos Franceses. Outro aspecto negativo do estudo foi a demanda por transporte nessa área, insuficiente para equilibrar os custos operacionais.

VLTverdadeCarlos Rogério Araújo disse que, por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, haverá o reaproveitamento dos veículos adquiridos pela Prefeitura de São Luís, apresentando um novo traçado, que será a ligação da área do Itaqui-Bacanga com o Terminal da Praia Grande. A linha terá uma distância de 6,4 quilômetros e atenderá a uma demanda bem maior concentrada no eixo Itaqui-Bacanga, que reúne bairros como Vila Embratel, Vila Nova, Sá Viana, Anjo da Guarda e outros núcleos habitacionais.

Além disso, em março deste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente cancelou o licenciamento ambiental, concedido na gestão anterior, para instalação do VLT após serem detectadas uma série de irregularidades na concessão da licença.

Outro fato que causou estranheza é que foi preciso passar quase um ano para que alguém apresentasse um projeto para o VLT e foi justamente o candidato a vice-prefeito de Castelo em 2012 e eventual candidato pelo PSDB à prefeitura em 2016, a apresentar tal projeto.

O que o deputado Neto Evangelista não pode esquecer é que a população encarou a proposta de VLT do ex-prefeito João Castelo, às vésperas de sua saída, como meramente eleitoreira e reprovou a atitude nas urnas. Isso sem falar que após o resultado da eleição, Castelo foi o primeiro a abandonar o VLT à própria sorte, mesmo com a promessa do deputado de que isso não aconteceria (reveja).

Pelo visto as críticas do parlamentar e o projeto apresentado não eram tão fidedignos como pareceram.

Vale a pena reler: “Não foi o prefeito Edivaldo Júnior quem abandonou o VLT