dinoecastelo1A falta de habilidade e leitura política de Flávio Dino (PCdoB) é absurda, hospital tanto que o comunista ainda não conseguiu perceber o óbvio: à medida que ele se aproxima de João Castelo (PSDB), ele automaticamente se afasta do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Dino na semana passada, depois de ter afirmado em 2012 que Castelo era o que existia de mais atrasado na política do Maranhão, afirmou agora ser um honra contar com seu apoio em 2014. Já o ex-prefeito de São Luís também sinalizou com a aproximação ao afirmar que “faz política com qualquer pessoa”, na última quarta-feira (11).

O problema é que no meio desse “namoro”, que está próximo de virar “casamento”, a vereadora do PCdoB, Rose Sales se portou como uma parlamentar de Oposição na Câmara de São Luís e já na Assembleia, o tucano Neto Evangelista, virtual candidato do PSDB em 2016 para a prefeitura da capital, bateu forte no prefeito de Edivaldo Júnior.

As duas situações estremeceram a já desgastada relação do PCdoB com o prefeito Edivaldo Júnior. Os verdadeiros amigos de Edivaldo e que sempre o acompanharam, já não suportam mais o fardo de carregar os comunistas, que na visão deles e de muita gente, têm mais atrapalhado do que ajudado, com raras exceções, vide o atual secretário de Educação, Geraldo Castro, já que o anterior, Alan Kardec e o ex-adjunto, Paulo Guilherme, importado por Dino, foram dois desastres.

Além de estar se afastando de Edivaldo Júnior, Flávio Dino vai deixando de ser unanimidade dentro do PDT, afinal o PSDB já reafirmou que irá indicar o candidato a vice-governador na chapa de Dino, muito provavelmente o deputado federal Carlos Brandão. Com isso, o PDT ficará fora da chapa majoritária, conforme acordo selado em 2012 com o próprio Dino.

Se permanecer assim o cenário, conforme este Blog já alertou, PDT e PTC, leia-se Edivaldo Júnior, devem marchar juntos em 2014 e com uma quarta candidatura ao Governo do Maranhão.

Se Flávio Dino não for tão inábil como suas movimentações demonstram, a explicação então é outra: o comunista já não acredita mais na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e não quer mais atrelar sua imagem ao prefeito, que ainda está no primeiro ano de mandato, por conta do “projeto maior”: o Governo do Maranhão.

Mais de uma coisa Dino pode ter certeza, Edivaldo Júnior não estará no mesmo palanque de João Castelo em 2014 e pelo visto, Dino não só sabe disso, como já fez a sua escolha.