irrigaçãoO Governo do Estado, ask por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), assina nesta segunda-feira (09), às 10h, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, termo de doação para a entrega de 258 kits de irrigação a 42 municípios. Também serão entregues 15 carros e 7 motos, destinados aos Escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), com o objetivo de fortalecer as ações de defesa sanitária vegetal, executadas pelo órgão.

Os kits de irrigação foram adquiridos por meio de recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Arnaldo Melo, Tatá Milhomem, Antônio Pereira, Leo Cunha, Eduardo Braide e César Pires, complementados por recursos do Tesouro Estadual.

O equipamento, que será entregue a prefeituras, associações e sindicatos rurais, utiliza as tecnologias de aspersão de baixa pressão (cobre uma área de até 1 ha/10 mil m²), e microaspersão e gotejamento (cobrindo uma área de até ½ ha/5 mil m²).

Serão beneficiados com os kits de irrigação os municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Joselândia, Cidelândia, Carolina, Grajaú, Vargem Grande, Amarante, Buritirana, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, Presidente Dutra, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Sítio Novo, Buritirana, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Benedito Leite, Colinas, Jatobá, São Domingos do Azeitão, Morros, Presidente Juscelino, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santa Luzia, São João do Caru, Vitória do Mearim, Zé Doca, Codó, Tutóia, Cantanhede, São Roberto, São José dos Basílios, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro e Cachoeira Grande.

Veículos – Os carros e as motos que serão entregues durante a solenidade de segunda-feira (9) foram adquiridos por meio de convênio entre a Aged e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O convênio entre os governos do Estado e Federal, num investimento de R$ 1.982.510,35 – entre recursos federais e contrapartida do governo do Maranhão – tem como objetivo a estruturação e manutenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal para controle, erradicação e prevenção de ocorrência de praga dos vegetais.

Dentre as ações previstas no convênio estão a prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais, de acordo com a legislação estadual e federal, levantamento fitossanitário da área livre de sigatoka negra – fungo que ataca a banana; o combate ao cancro cítrico – bactéria que atinge as laranjas, tangerinas e limões -, monitoramento da ferrugem asiática que ataca o plantio de soja e a capacitação de técnicos para a certificação fitossanitária de origem, documento indispensável para o trânsito de vegetais.

Os veículos serão destinados aos escritórios da Aged instalados nos municípios de Caxias, São João dos Patos, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Santa Helena, Lago Verde, Barão do Grajaú, Pinheiro, Codó, Pastos Bons, Estreito, Timon e Boa Vista do Gurupi.