cesarfelixA Prefeitura de São Luís está implementando ações para garantir o atendimento na área médica para a população da capital com alguma deficiência. Nesse sentido, ask a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está reestruturando o setor de órtese e prótese da rede municipal ao novo organograma em estudo para a pasta. Além disso, online foi realizado processo licitatório para aquisição de materiais com o objetivo de suprir as demandas reprimidas do setor.

Através de pregão licitatório ocorrido durante a semana passada foi garantida a compra de mais de mil cadeiras de rodas com previsão de entrega até março de 2014. Os equipamentos serão utilizados no atendimento de pacientes da capital e dos 174 municípios do interior do estado que buscam os serviços da rede de saúde de São Luís. No ano passado, ampoule chegaram a ser adquiridas 300 cadeiras, mas o número foi insuficiente para atender à demanda.

“É um compromisso da gestão Edivaldo Holanda Júnior assegurar melhores condições às pessoas com deficiência e garantir o acesso a benefícios assistenciais. Sem dúvida, esse é um passo importante de valorização aos que procuram o atendimento na saúde do Município”, ressaltou Cesar Felix (foto).

Na compra deste ano, foram inclusas cadeiras motorizadas para atendimento de pacientes tetraplégicos em São Luís. Em relação às demandas do interior do estado, os municípios deverão solicitar o aparelho diretamente ao Ministério da Saúde.

Com o pregão deste ano, também foram solicitados materiais auxiliares de locomoção, como andajás, muletas, bengalas e coletes. A determinação do secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, é atender várias frentes de carências acumuladas. Ele lembra a parceria realizada com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para que alunos entre 5 e 17 anos em sala de aula da rede escolar pública e privada passem a utilizar aparelhos auditivos de frequência modulada.

Em relação ao setor de próteses, o titular da Semus destacou que, em novembro, outro pregão assegurou a compra de prótese mamária para atender pacientes mastectomizadas, vítimas de câncer.

A Prefeitura de São Luís prepara um Guia de Serviços para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida do município de São Luís. A proposta de elaboração do material foi apresentada durante o I Workshop Intersetorial da Pessoa com Deficiência de São Luís, realizado no final de novembro, no auditório da Blitz Urbana, no bairro da Alemanha. O guia é o primeiro passo para transformar a capital maranhense em uma cidade acessível e acima de tudo inclusiva.

O material contribuirá para a divulgação dos serviços oferecidos pelas secretarias da administração municipal, especialmente, os relacionados à área da saúde. Durante o workshop, gestores municipais se comprometeram em fortalecer a rede de serviços públicos oferecidos às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, uma decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, manifestada durante o período de campanha eleitoral.

Essa determinação da gestão municipal foi concretizada na adesão do município ao Plano Nacional “Viver Sem Limites”, no dia 10 de outubro, em cerimônia realizada no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). O compromisso foi reforçado através do relatório elaborado durante o Workshop Intersetorial da Pessoa com Deficiência. O documento com as ações em prol da acessibilidade foi apresentado esta semana ao secretariado municipal.