camarasaoluisA Câmara de Vereadores de São Luís está passando uma das maiores crises de sua existência, help se já não bastasse a dificuldade para honrar com o vencimento do mês de dezembro e décimo terceiro de seus funcionários, online o legislativo municipal vai sendo alvo de uma grave denúncia de proporções inimagináveis.

Os principais blogs de São Luís repercutem, desde o início da semana, o que pode ser um dos maiores escândalos da política maranhense. A Câmara de Vereadores, juntamente com o Banco Bradesco, são alvos de uma investigação onde algo em torno de R$ 30 milhões podem ter sido desviados.

As investigações, que já estão em fase adiantadas, apontam que os desvios seriam feitos através de empréstimos consignados em nome de vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores.

No entanto, enquanto as investigações não forem concluídas, o legislativo municipal e os vereadores de São Luís estão todos sob suspeição, uma vergonha para políticos que juram representar o povo e para a instituição. O estranho e pior de tudo é que os vereadores que não estão envolvidos no esquema parecem que não se deram conta disso, afinal pouco ou nada tem feito para mudar essa realidade.

O único que se movimentou, mesmo que timidamente, foi o vereador Marquinhos (PRB), que solicitou apenas a troca da instituição bancária e mesmo assim seu requerimento não consegue ser votado. A última informação é que virá novamente para pauta, após estranho pedido de vista do vereador suplente Alencar Gomes, na semana que vem.

O Blog provoca os vereadores de São Luís e questiona o motivo da não realização de uma CPI? Afinal, para o bem da própria instituição, esse caso precisa ser passado a limpo e é fundamental separar o joio do trigo, não é justo que vereadores que não tenham participado desse escândalo fiquem na mesma vala que os demais.

O problema é que um nocivo corporativismo parece prevalecer. Se assim o for, o Blog lava as mãos e infelizmente será obrigado a dizer que, caso tenha acontecido de fato um crime, como apontam as investigações, compactuar com tal crime, também é uma atitude criminosa.

bradescoBradesco – O curioso também é o silêncio sepulcral do Banco Bradesco, um dos maiores bancos privados do país e mesmo com toda essa reputação finge que nada está acontecendo e não se manifesta publicamente sobre o episódio.

O Bradesco tem se limitado a demitir funcionárias supostamente envolvidas com o caso, o que por si só é uma confissão de culpa do Bradesco, mas jamais se preocupou em passar a história a limpo para a sociedade.

Uma atitude vergonhosa, assim como a dos vereadores da Câmara de São Luís que compactuam, de uma forma ou de outra, com esse triste episódio da política maranhense e que virou caso de polícia.