medalhaNesta terça-feira (03), there uma das instituições mais importantes no setor da Segurança do Brasil, physician o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, there completou 110 anos de existência.

Para comemorar a data festiva, o Corpo de Bombeiros realizou uma solenidade militar no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, onde, na oportunidade, autoridades civis, militares e eclesiásticas, nacionais e internacionais foram agraciadas com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda concedida a pessoas que contribuíram para o engrandecimento da Corporação.

O Blog pede licença aos leitores para agradecer ao Corpo de Bombeiros do Maranhão, na pessoa do comandante geral, o amigo coronel Vanderley Costa Pereira, pela homenagem recebida. Foi uma honra receber a maior comenda do Corpo de Bombeiros do Maranhão, a medalha Alferes Moraes Santos. Meu muito obrigado e parabéns a instituição pelos seus 110 anos de existência.

História – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi criado oficialmente no dia 10 de dezembro, com a missão primordial e realizar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado.

A Corporação foi instituída em 1901, mas efetivamente estruturada em 1903. Em 1926 foi incorporado à Polícia Militar. No período ditatorial do estado novo foi desvinculado da PM, voltando a ser reintegrado em 1959. Pela constituição estadual de 1989 a Corporação adquiriu autonomia da PM, efetivamente consolidada em 1992.

É força auxiliar e reserva do exército brasileiro, e integra o sistema de segurança pública e defesa social do brasil. seus integrantes são denominados militares dos estados pela constituição federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Maranhão.