Deputado estadual Zé Carlos do PT

Deputado estadual Zé Carlos do PT

O Deputado Estadual Zé Carlos do PT foi convidado pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais – ARCAFAR Nordeste e Norte, ampoule para representar à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na Semana das Cooperações Internacionais das Casas Familiares Rurais.

O evento é realizado pela Federation Regionale des Maiosons Rurales D’Education Et D’Orientation, em Lyon na França, na Região Rhône-Alpes, realizado no período de 01 a 08 de Dezembro. A viagem do parlamentar foi patrocinada pela entidade francesa.

A Semana das Cooperativas tem por objetivo a valorização das realizações de jovens brasileiros e franceses, através de exposição, responsáveis por intercambiar sobre a educação no campo, a agricultura e a diversificação nos territórios rurais.

Na oportunidade, Zé Carlos do PT fará visitas as Casas Familiares Rurais francesas, aos jovens em estágio e aos jovens que permanecem no campo, participará também, de encontro com o Conselho Geral do departamento da Isére (entidade política) e com a Câmara da Agricultura de Lyon.

A ARCAFAR Nordeste e Norte é uma instituição  inspirada nas Maisons Familiales Rurales Francesas e nas experiências do Sul do Brasil, e trabalha a educação no campo através da pedagogia da alternância como modalidade de ensino.

A proposta da pedagogia da alternância é usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Por 30 anos, a receita foi aplicada no Brasil por associações comunitárias sem o reconhecimento oficial. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) não apenas aceitou a Alternância como também quer vê-la ainda mais disseminada.

O Deputado Zé Carlos, antes mesmo de ser parlamentar, levantou a bandeira da pedagogia da alternância no Maranhão, e desde o primeiro ano do seu mandato tem trabalhado incansavelmente para que essa modalidade de ensino se torne oficial no Maranhão. Por isso foi contemplado com tão honroso convite.