transito1A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) vai reordenar o trânsito no domingo (24), decease em função do jogo entre Sampaio Corrêa e Santa Cruz (PE), hospital pela final da Série C do Campeonato Brasileiro. A Avenida dos Franceses e Avenida dos Africanos, além da Ponte do Caratatiua, serão os principais pontos de alterações no tráfego em função do jogo, no Estádio Castelão. A SMTT destaca, também, que disponibilizará um contingente maior de agentes para o ordenamento e disciplinamento da área.

Desde às 14h, o acesso ao Elevado Alcione Nazaré será feito também pela ponte do Caratatiua, no sentido Ipase-Castelão, como já ocorre diariamente antes das 9h. Na ponte, a via fica bipartida até as 18h30, com a orientação Castelão-Ipase também aberta.

Nos pontos de maior gargalo, como o anel superior do Viaduto do Café, sentido Anil, o Elevado Alcione Nazaré, e o cruzamento entre a Avenida dos Franceses e a Africanos, haverá auxílio dos agentes de trânsito. Ao final do jogo, a SMTT fechará os retornos do Detran, do 9º Batalhão e do Parque Folclórico, na Avenida dos Franceses, a fim de facilitar o fluxo na direção de saída, inclusive com a utilização de cones de sinalização.

Para agilizar a saída ao término do jogo, as equipes de agentes da SMTT farão intervenções prioritariamente na Avenida dos Franceses, liberando o fluxo para a Avenida dos Africanos. Ao redor do estádio, o trânsito funcionará normalmente.  A Secretaria fará o controle e monitoramento do trânsito, contando com o suporte de viaturas e motocicletas. A SMTT ressalta, também, que disponibilizará desta vez  um contingente maior de agentes para o ordenamento e disciplinamento da área de entorno do Castelão.

Ônibus – A Prefeitura destaca que, visando adequar o quantitativo de ônibus para atender à demanda proveniente da necessidade de ônibus decorrente da realização do jogo, determinou a disponibilização de serviços especiais ao Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, com saída dos Terminais de Integração, com destino ao Castelão, a partir da 15h.

Este serviço ocorrerá da seguinte forma: dos Terminais do Distrito Industrial, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac, Praia Grande e São Cristovão sairão ônibus com no mínimo duas viagens ida e volta ao Castelão, antes do início e logo depois do jogo. Outros casos não especificados aqui terão suas demandas devidamente verificadas e atendidas.

A SMTT ressalta que haverá frota reserva de apoio nos terminais e que haverá servidores  lotados nesses locais para acompanhamento e disciplinamento do deslocamento dos usuários.

Segurança – Na área da Segurança, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mobilizou vários órgãos para atuar de forma integrada na segurança e tranquilidade dos 40 mil torcedores que devem comparecer ao jogo.

Serão empregados aproximadamente 500 profissionais das Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Blitz Urbana, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), além de outros órgãos estaduais e municipais.

O major José Jessé, comandante de Policiamento de Guarda Independente (CPGd Ind), que irá coordenar os trabalhos no dia do jogo, reforçou o policiamento em toda área externa e interna do estádio.  s ações de patrulhamento cobrirão também todas as vias de acesso, com atenção especial para as paradas de ônibus.  Equipes da Polícia Militar também realizarão a escolta do time do Santa Cruz no trajeto do hotel ao estádio. A medida visa garantir, segundo o oficial da PM, a integridade dos jogadores.

Na área externa 10 equipes de viaturas estarão distribuídas em ponto estratégicos do estádio. Além desta modalidade, policiais motorizados e doze conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) também reforçarão o patrulhamento.

O planejamento conta ainda na parte interna com equipes do Batalhão de Choque (BpChoque), que estão treinados para atuarem em situações de controle. Equipes do Canil e Pinças estarão de prontidão na área próximo ao gramado, garantindo a segurança do arbitro e acompanhando toda a movimentação, totalizando 120 homens a pé.