kit

A Prefeitura de São Luís vai ampliar a área de abrangência do projeto “Movimento e Resgate” com a instalação de mais dois núcleos de esporte para atender crianças e adolescentes da capital. A Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel) já havia reativado 68 núcleos este ano. Com os novos locais, treat serão 70 núcleos de esporte espalhados em diversos bairros de São Luís.

Os núcleos possuem cada um a capacidade para atender até 75 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos. As atividades com as novas turmas acontecerão no Parque do Bom Menino, order onde há um grande número de pessoas, ailment e também no condomínio PAC – Monte Castelo.

As aulas do Parque do Bom Menino acontecerão sempre às segundas, quartas e sextas-feiras no horário das 16h às 17h30 e no PAC – Monte Castelo, das 18h às 19h30. As atividades serão ministradas pelo instrutor Jailson Pereira, mais conhecido pelo apelido de Caju.

“É uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior que se priorizem crianças e adolescentes. Na área de esporte já reativamos 68 escolinhas e agora estaremos ampliando este atendimento. São mais de cinco mil crianças e adolescentes atendidas”, afirmou o secretário de Desporto e Lazer, Raimundo Penha.

Para efetivação das escolinhas, a Semdel custeia o trabalho do instrutor e fornece os materiais necessários para desenvolvimento da atividade, tais como camiseta, corda crua, etc. Os beneficiários do programa recebem também acompanhamento de uma equipe multiprofissional que está integrada as atividades do programa.

As inscrições poderão ser feitas na Superintendência de Esportes – Núcleo Ambiental do Parque do Bom Menino, localizada na Avenida Alexandre Moura – Centro, no horário das 8h às 19h. Informações podem ser obtidas pelo telefone – 3232 5934.

ENTREGA – Outra ação do mesmo programa é a doação de materiais pela Semdel para escolinhas mantidas por comunidades. Crianças e adolescentes da escolinha da Vila do Frade – Coroadinho receberam doação de kits, composto por bolas, rede de futebol, cones, bomba para encher bola, coletes, calções e meiões.

“A gente agradece a Prefeitura por nos ajudar com a doação das equipagens. Eu tenho a preocupação de cuidar e tirar esses meninos da rua, dar um futuro melhor para eles. Então, é muito importante esse tipo de apoio”, afirmou o treinador da escolinha Nivaldo Santos Câmara, o Pituca. A escolinha, que há 14 anos leva o esporte para a comunidade da Vila dos Frades, atende crianças e adolescentes de 11 a 18 anos de idade. Eles se reúnem duas vezes por semana para os treinos.

O secretário Raimundo Penha destacou a importância de apoiar as escolinhas de comunidades. “A Prefeitura já atende mais de cinco mil crianças, no entanto, existe uma grande quantidade delas que são atendidas diretamente por associações, times e ONGs das comunidades. Essas escolinhas traduzem o sentimento da própria comunidade. Conforme orientação do prefeito Edivaldo, estaremos apoiando com a doação de materiais. Até agora já foram mais de 30 que receberam e faremos mais entregas nos próximos dias”, afirmou.

Carlos Rufino, de 15 anos, já está na escolinha e agradece as doações. De acordo com o jovem atleta, esse incentivo os tira das ruas e da criminalidade. Para Mateus, de nove anos, os ensinamentos do projeto serão levados para a vida profissional. “Estou aqui há quatro meses, me sinto em família. Com a nossa nova equipagem quero levar tudo que aprendi e recebi aqui para a minha vida profissional”, disse.

O projeto Movimento e Resgate, executado pela Semdel, deve se estender ainda a outras comunidades, já que essa é uma das prioridades da gestão atual. As escolinhas de comunidade que desejem receber material da Prefeitura devem protocolar o pedido na Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Avenida Getúlio Vargas, nº 2016. Monte Castelo), junto com a listagem dos beneficiários.