eduardobraideoutubroO deputado Eduardo Braide (PMN) chamou a atenção, ambulance na sessão desta quinta-feira (21), para a possibilidade de boa parte do eleitorado de São Luís ficar sem fazer o recadastramento biométrico, que termina no dia 19 de dezembro. O parlamentar disse que no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) há estatística atualizada a cada dia, mostrando como se encontra o recadastramento na capital.

Até a manhã desta quinta, apenas 77, 6% dos eleitores haviam feita a troca de título, correspondente a 424.320 pessoas. O deputado contou que 22,4 por cento dos eleitores da capital ainda não tinham feito o recadastramento, ou seja, 122.450 eleitores.

De acordo com Eduardo Braide, o que deixa preocupado é que o TRE já emitiu comunicado no sentido de que não haverá prorrogação para o recadastramento. O parlamentar fez um apelo para aqueles eleitores que realmente não se recadastraram, é importante que busquem o quanto antes os postos de recadastramento que se encontram espalhados pela capital, porque a tendência é piorar nos últimos dias no que diz respeito às filas.

O deputado lembrou que quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado e, com o título cancelado, não poderá votar e tirar passaporte e carteira de identidade; não poderá se inscrever para realizar concurso público; e nem se matricular em instituições públicas de ensino.

“Faço um apelo aos eleitores da nossa São Luís, para que o mais rápido possível busquem os postos de atendimento e, justiça seja feita, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão fez uma campanha sistemática, inclusive com agendamento. “Eu fiz meu recadastramento assim; foi muito simples, bastou entrar no site do TRE, você agenda o local e o horário, acaba sendo atendido de forma rápida, não demora mais do que dois minutos para que você faça seu recadastramento”, explicou.

O parlamentar disse que o TRE instalou diversos postos pela cidade, inclusive um funcionou temporariamente na Assembleia Legislativa.