washington-oliveiraA semana será decisiva na vida política do vice-governador do Maranhão, help o petista Washington Oliveira. Durante esta semana teremos a definição do PED do PT e a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

No PED, a expectativa é com a chegada de membros da Executiva Nacional ao Maranhão para definirem se haverá ou não 2º turno. Para o grupo de Washington, a eleição já foi finalizada e com a reeleição de Raimundo Monteiro para a Executiva Estadual, mas a comissão que organizou o pleito assegura que teremos 2º turno, no próximo domingo (24).

A outra situação parece mais bem encaminhada para o petista. Apesar de ter negado no início, Washington parece estar disposto a aceitar a ida para o TCE-MA. Até o fim da semana passada já tinha 23 assinaturas, das 14 necessárias para confirmar sua candidatura, e esse número deve subir, já que o vice-governador deverá ser candidato único. Os três deputados que demonstraram interesse na vaga – Max Barros, César Pires e Rogério Cafeteira – todos confirmaram que não iriam para a disputa com Washington, pelo fato dele ter sido indicado pela própria governadora Roseana Sarney.

No entanto, alguns entendem que a situação do PED, caso tenha mesmo o 2º turno, pode adiar a decisão de Washington Oliveira no TCE. Pessoas ligadas ao vice-governador asseguraram ao Blog que o petista só deverá aceitar a vaga de conselheiro após a definição oficial do PED.

Tanto a definição do PED, quanto a definição do novo conselheiro do TCE, terão interferência diretamente nas eleições de 2014, mas isso é outra história e outra postagem, é claro.