restauranteA Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) vai inaugurar, case na terça-feira (12), treat o Restaurante Popular da Vila Luizão, tadalafil sendo este a terceira unidade alimentar implantada pelo estado, das seis previstas para São Luís. Além desse, também já está marcada para o próximo dia 26, a abertura oficial da unidade do Coroado. Ambos já funcionam em caráter experimental.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, explicou que a ação visa garantir segurança alimentar das populações em vulnerabilidade social e em condições de pobreza ou pobreza extrema, com base no princípio do direito humano à alimentação adequada.

Além da implantação do restaurante popular da Vila Luizão, outros dois já estão funcionando plenamente na capital, nos bairros do Anjo da Guarda e Cidade Olímpica. “E no início de dezembro será a abertura da Cozinha Comunitária do Bequimão”, informou o secretário-adjunto da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Caisan-Ma), Kléber Gomes.

Conforme o adjunto, a previsão é de que ainda este ano mais dois restaurantes populares sejam implantados: um no Maiobão e outro no bairro da Liberdade.

Para se certificar se as instalações onde funcionarão os restaurantes da Vila Luizão e do Coroado estavam de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o secretário Fernando Fialho realizou visitas técnicas para verificar de perto o andamento dos serviços.

“O acompanhamento do que está sendo feito é de extrema importância para que a população beneficiada encontre tudo em ordem. Estamos tendo todo cuidado com a infraestrutura e com as instalações dos prédios dos restaurantes. Essa é uma obra que beneficiará diretamente a população desses locais, que aqui terá uma refeição de qualidade com preço acessível”, disse Fialho.

Refeições – Os restaurantes populares têm capacidade para servir mil refeições por dia, ao preço simbólico de apenas R$ 1,00. Segundo a gestora de programas dos Restaurantes Populares, Raíssa Ferreira, além do valor acessível, um dos maiores atrativos das unidades alimentares é a qualidade da refeição oferecida. “Os alimentos utilizados na elaboração dos pratos são frescos e comprados diretamente da agricultura familiar, provenientes de hortas e de pequenos polos agrícolas da capital”, frisou.

Outra característica apontada pela gestora é que, para que o público alvo da ação seja alcançado de forma positiva, os restaurantes populares são estrategicamente localizados em áreas de grande fluxo de pessoas, especialmente em grandes centros urbanos e em bairros com maior número de famílias de baixa renda.

Os restaurantes populares são unidades de alimentação e nutrição que têm como princípio fundamental a produção e distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional a preços acessíveis para trabalhadores informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.