damascenoDe O Estado – Hoje mais um suplente assumirá o mandato de vereador na Câmara Municipal de São Luís. Com a licença pedida pelo presidente da Casa, cheap Isaías Pereirinha (PSL), assume o cargo Damasceno Moreira (foto). Pereirinha ficará fora por quatro meses para tratamento de saúde. Já pediram licença também os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Francisco Carvalho (PSL).

A composição da Câmara de Vereadores tem mais uma modificação. Assume hoje vaga na Casa Dr. Damasceno, que conseguiu pouco mais de 1,5 mil votos nas eleições do ano passado. Ele ficará no mandato durante 121 dias no lugar de Isaías Pereirinha.

O presidente da Câmara ficará mais quatro meses afastado. Com isso, o vereador do PSL completará oito meses longe do mandato. Logo no início desta legislatura, Pereirinha pediu três meses de licença e depois m.ais 30 dias. Fica presidindo a Casa o vereador Astro de Ogum (PMN).

Também pediram licença Ivaldo Rodrigues e Chico Carvalho. O primeiro deixou ainda em setembro o mandato para fazer uma cirurgia. Assumiu na vaga do pedetista o suplente Alencar Gomes (PDT). Mês passado o vereador Chico Carvalho também se licenciou por motivos de saúde assumindo sua cadeira Eron Simões.

Além dessas mudanças, outras estão sendo cogitadas. Há pelo menos dois meses que o vereador Beto Castro (PRTB) e o seu suplente Paulo Roberto Pinto Lima, o Carioca (PRTB), negociam o afastamento do titular da cadeira. No entanto, os dois ainda não chegaram a uma decisão principalmente devido ao processo que Carioca mantém na Justiça Eleitoral pedindo a cassação de Beto Castro.

Outra mudança que vem sendo cogitada é a licença da vereadora Helena Duailibe (PMDB), que está sendo apontada como a futura titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o que poderá não ocorrer mais este ano devido à recente mudança na equipe do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) após demissão de Allan Kardec Duailibe da pasta de Educação. No lugar dela assumiria Osmar Filho, que deixou em setembro o PMDB para ingressar no PSB. Ele é secretário municipal de Articulação Política.

Antecipação – Com uma nova composição, deverá ser aprovado na Câmara, quarta-feira, o projeto de lei que antecipará a eleição para a Mesa Diretora. A escolha dos novos membros da mesa deverá ser antecipada para o mês de abril do próximo ano. A proposição será do vereador Marquinhos Silva (PRB).

Na disputa pela presidência da Casa, são cogitados cinco nomes: Astro de Ogum, o líder do governo, Honorato Fernandes, o presidente da CCJ, Francisco Carvalho, e os novatos Ricardo Diniz (PRTB) e Pedro Lucas Fernandes.

Astro de Ogum se movimenta como candidato natural, aguardando o cumprimento de um acordo por meio do qual terá o apoio do atual presidente Isaías Pereirinha e de 19 vereadores que faziam parte do grupo que o reelegeu. O vereador Francisco Carvalho, que já foi presidente da Casa, disse que não colocou seu nome como possível candidato, mas que, segundo ele, o papel de conciliador faz com que seu nome seja colocado pelos colegas. Honorato Fernandes também entrou na disputa. Ele seria o nome do prefeito Edivaldo Júnior. As novidades são as candidaturas de Ricardo Diniz e Pedro Lucas Fernandes.

Mais – Após conseguirem aprovar o projeto de lei que antecipa a eleição da Mesa Diretora, os vereadores pretendem votar outra proposição: a que retorna o direito de reeleição para presidente. O assunto ainda está sendo debatido principalmente pelo vice-presidente Astro de Ogum. Ele busca um vereador que aceite apresentar a matéria.