pedptDe O Estado – O braço maranhense do PT inicia a semana em clima de contagem regressiva para o Processo de Eleição Direta (PED), and por meio do qual elegerá os seus novos dirigentes – presidente e diretório estadual.

Disputam o pleito nada menos que seis candidatos a presidente, dos quais três estão dentro de uma mesma corrente, e oito chapas para compor o diretório estadual e a comissão executiva, que são as instâncias máximas do partido.

Sob o comando maior do vice-governador Washington Oliveira, o partido vive uma intensa movimentação na qual medem força na busca da presidência Raimundo Monteiro, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), à qual pertencem o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, Rodrigo Comerciário e Henrique Sousa, ambos também da CNB; Augusto Lobato, que representa o grupo Mensagem ao Partido; Eri Castro, da corrente Por um Novo Partido, e Mundico Teixeira, que representa a Força que Vem da Base.

Não há dúvida de que o nome mais forte para a presidência é Raimundo Monteiro, que trabalha para renovar o mandato com o apoio expresso da direção nacional do partido, do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, mesmo enfrentando mais dois candidatos dentro da sua própria corrente – as regras do PT permitem.

Monteiro conta com o apoio incondicional do vice-governador Washington Oliveira e faz uma campanha na qual defende, como Lula e Dilma, a continuação da aliança PT/PMDB no Maranhão, a exemplo do que ocorre no plano nacional. A eleição do comando petista definirá os rumos da aliança. O argumento mais forte é o de que a governadora Roseana Sarney e o PMDB estadual cumpriram à risca os compromissos firmados com o PT em 2010.

Como vice-governador, Washington Oliveira participa das decisões maiores do governo, substitui a governadora com plenos poderes e faz a interlocução entre o go-verno e o partido, aqui e em Brasília. Por tudo o que aconteceu até agora, a indicação é no sentido de que a corrente afinada com a atual direção partidária sairá vitoriosa do processo eleitoral de domingo (10).