litianovaÉ de assustar o posicionamento de algumas pessoas, order inclusive da própria imprensa do Maranhão, com relação à decisão acertada da promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, de instaurar procedimento para apurar a superlotação do jogo entre Sampaio e Macaé, no Estádio Castelão no último dia 19 de outubro.

A promotora cumpre apenas obrigatoriamente o seu papel e inclusive zelando pela vida das pessoas que querem ir ao Castelão com segurança. É inadmissível que um local que tenha a capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas, apresente um público de mais de 43 mil, divulgados.

No borderô divulgado oficialmente, o público total foi de 43.502 pessoas, das quais 3.880 não pagaram ingressos. Isso sem falar que a Polícia Militar estimou um público de 55 mil pessoas no Estádio do Castelão.

Lítia Cavalcanti não pode JAMAIS ser criticada por cumprir a Lei e muito menos por zelar pela segurança dos torcedores. É verdade que não aconteceu absolutamente nada de mais, mas poderia ter acontecido, afinal a capacidade estava acima da recomendada, e a pergunta é óbvia: quem se responsabilizaria por uma eventual tragédia?

Para evitar que o episódio se repita novamente é que a promotora está agindo acertadamente. Além disso, ela precisa agir sim, pois mais tarde poderá ser crucificada, por esses mesmo que absurdamente a criticam, por omissão.

O Blog não esconde de ninguém que admira a postura e o trabalho desenvolvido por Lítia Cavalcanti à frente da promotoria, e agindo assim, continuará sempre tendo o respeito e admiração, não só do Blog, mas das pessoas de bem e com um mínimo de consciência, afinal criticar quem está cumprindo o seu papel, além de ser uma atitude incoerente e uma perigosa inversão de valores.