edivaldoservidorOs servidores públicos do município de São Luís podem comemorar no Dia do Servidor, malady nesta segunda-feira (28), cheap várias conquistas alcançadas ao longo do ano. Desde o início da gestão, em janeiro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior estabeleceu como uma das prioridades de governo a valorização do servidor público. Esse compromisso foi reafirmado esta semana durante as comemorações da Semana do Servidor.

“Comemorar o Dia do Servidor é ter a oportunidade de agradecer. Este também é o momento oportuno para reafirmarmos nosso compromisso em tudo fazer para valorizar nosso servidor, nosso colega de trabalho, pois é condição indispensável para a correta e eficaz aplicação das políticas públicas que a cidade tanto precisa”, declarou Edivaldo Holanda Júnior.

As ações em benefício e busca da valorização do corpo funcional da Prefeitura de São Luís foram adotadas desde os primeiros dias da nova administração. O primeiro importante passo foi o compromisso com o pagamento dos salários atrasados. A folha de dezembro de 2012 não estava paga e o prefeito Edivaldo assumiu o compromisso de pagar o débito da antiga gestão em três parcelas, quitando todos os valores em março deste ano.

O segundo importante avanço na relação com os servidores municipais foi o diálogo na negociação da campanha salarial para 2013. A Prefeitura assegurou o reajuste geral de 7,5% e de 9,5% para os profissionais do magistério. Os professores da rede de ensino municipal também tiveram a efetivação de 1/3 da hora atividade, direito estabelecido desde 2008 através da Lei Federal 11.738, mas que só foi cumprido na atual gestão.

Seguindo a política de valorização do servidor público, em março deste ano, o prefeito determinou que a Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) oferecesse aos trabalhadores da Prefeitura um curso preparatório para o vestibular, sendo criado o Pré-Vestibular EGGEM.

“Desde o primeiro momento da nossa gestão temos procurado avançar no diálogo com os sindicatos e na valorização dos servidores. No primeiro semestre demos o pontapé inicial na Escola de Governo, que é um braço da Secretaria de Planejamento e no pré-vestibular para os servidores públicos do município que hoje têm a oportunidade de se prepararem para uma faculdade”, observou o prefeito Edivaldo.

Integrando as ações do Programa de Valorização do Servidor Público Municipal, a EGGEM promoveu vários cursos de qualificação desde fevereiro, beneficiando 1.048 servidores. Buscando cada vez mais sintonia e diálogo com os trabalhadores, a Prefeitura de São Luís está concluindo a Pesquisa de Demandas e Expectativas do Servidor Público Municipal que orientará a grade de cursos para o biênio 2014-2015.

A secretária de Administração (Semad), Mittyz Rodrigues, lembra que a Semana do Servidor é mais uma das ações previstas no Programa Avança São Luís. Ela destaca que esta é a primeira vez que a Prefeitura dedica uma semana, e não apenas um dia, em comemoração ao servidor como reconhecimento à categoria.

“Esse processo de valorização passa por várias fases e começou com a campanha salarial. É importante o reconhecimento do trabalho do servidor e temos outras ideias para o próximo ano, o Programa de Valorização do Servidor Público Municipal participa do Avança São Luís e existe toda uma programação não apenas para este ano, mas para todos os quatro anos de gestão”, afirmou a secretária Mittyz Rodrigues.