transitoEm dez meses de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ed medidas direcionadas ao setor de trânsito e transporte em São Luís garantiram melhorias imediatas à população. Intervenções de tráfego na Rua Rio Branco, no Centro, e na Avenida São Marçal, no João Paulo proporcionaram em curto prazo a melhora da fluidez de veículos.

Outras ações de impacto positivo alcançados na atual gestão é a realização da reforma – em andamento – dos terminais de integração do São Cristóvão, Cohab/Cohatrac e do Distrito Industrial (os serviços alcançam do piso à cobertura dos prédios e estrutura viária) e a colocação em circulação de 58 novos ônibus coletivos ao longo deste ano. Nos outros dois terminais – Praia Grande e Cohama/Vinhais – as intervenções terão início ainda em novembro.

Logo que foram implementadas, algumas das ações ganharam a aprovação de motoristas e usuários do sistema de transporte público da capital. As intervenções de reordenamento do trânsito nos corredores primários da Rua Rio Branco, no Centro, e Avenida São Marçal, no João Paulo, tiveram como resultado principal a queda significativa do tempo de percurso do tráfego na área, ocasionando assim uma maior fluidez de trânsito. Agora, por exemplo, se gasta dois minutos do Quartel do Exército à Feira do João Paulo. Antes a média era de sete minutos.

O estacionamento nessas áreas foi deslocado para as vias transversais. A diminuição da viagem dos transportes públicos, além de uma sensível melhora nas ações básicas de trânsito, foram outros benefícios sentidos diretamente por quem trafega pelos dois locais. Em efeitos práticos, da Praça Deodoro para a Praça Maria Aragão houve uma redução média de seis para um minuto nos horários de pico.

Usuário diário do transporte coletivo da capital, o vendedor de lanches Carlos Ferreira disse que anterior às mudanças na Rio Branco, os ônibus começavam a formar fila já na saída da praça Deodoro. “Era uma dificuldade, o engarrafamento já começava se formar logo no início da via, porque os carros parados ou que estavam chegando para estacionar atrapalhavam a passagem do coletivo. Hoje quando venho de vender minhas coisas já consigo passar mais rápido por lá”, relatou ele, ao elogiar a posição da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) que fez com que fosse reduzido o tempo de viagem dos ônibus.

Paralelo a estes benefícios, a Prefeitura de São Luís trabalha em outras frentes no sentido de assegurar a organização do trânsito local, dentre elas o combate do transporte clandestino. Uma das providências tomadas pela SMTT será a padronização dos táxis, visando o disciplinamento de alguns pontos na capital e oferecer melhores condições de trabalho à categoria. Durante reunião com o Sindicato dos Taxistas, o prefeito Edivaldo encaminhou soluções de médio e longo prazo.

A padronização de táxi e mototáxi integram o projeto Táxi Legal, contemplado no programa Avança São Luís, lançado em setembro pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O processo está em fase de criação e identificação visuais que, após concluído, será discutida e aprovada com o Sindicato dos Taxistas.

De acordo com o secretário Carlos Rogério Araújo, por meio da implantação do Táxi Legal, a Prefeitura de São Luís pretende, através da padronização, garantir o uso desse tipo de transporte e combater a pirataria. Para os mototáxis, há projeto semelhante. Os primeiros encontros para a elaboração do projeto já foram realizados entre SMTT e a categoria.

Outro avanço está relacionado à estrutura de trabalho dos agentes de trânsito. Agora, a Secretaria de Trânsito e Transportes conta com 41 novos veículos, sendo 15 motos. Além disso, 36 novos agentes foram designados para atuar em pontos críticos da cidade. A renovação das viaturas e a utilização das motos fazem com que o agente de trânsito possa chegar mais rápido ao local onde a via está obstruída.

Uma das vantagens do aumento da frota consiste na melhora na qualidade de trabalho dos agentes e no atendimento à população. Nesse período, foi adquirida uma frota de 20 viaturas (VTR) e 15 motocicletas. Juntam-se a essa frota um ônibus, seis guinchos (sendo três tipos prancha, um guincho para ônibus, um caminhão muck e um caminhão cesto).

Para o ano de 2014, os cinco terminais de integração vão passar por reformas individuais. Será uma reforma mais criteriosa.  A qualidade no atendimento será garantida por instalação de equipamentos de informatização como painéis luminosos com informações contínuas sobre linhas e horários dos transportes públicos. Faz parte do comprometimento da modernização dos terminais assumido pelo prefeito durante a campanha.