Vereador Marquinhos

Vereador Marquinhos

De O Estado – A antecipação da escolha dos novos membros da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís voltou a ser debatida em reuniões dos vereadores. Duas propostas estão sendo analisadas: uma para antecipar a eleição para o mês de março e outra para a antecipação para junho. O provável autor da proposição, generic Marquinhos Silva (PRB), garante que ainda está analisando qual o melhor período para a realização do pleito.

As eleições de 2014 já influenciam na Câmara de Vereadores da capital. Com o objetivo de eleger um presidente que comande as negociações dos apoios dos vereadores, os parlamentares já discutem a possibilidade de antecipar em quase nove meses a eleição para a nova mesa diretora.

A proposta para antecipar a escolha dos novos membros deverá ser do vereador Marquinhos Silva. Segundo ele, nas próximas semanas, isso deverá ocorrer. Ainda de acordo com o parlamentar, falta definir a melhor data, o que está sendo discutido entre os parlamentares.

“Não vai demorar muito (a apresentação do projeto). Estamos discutindo e, assim que chegar a um consenso, o projeto será apresentado”, afirmou Marquinhos.

Pelas regras atuais, a eleição para a mesa diretora da Casa deveria ocorrer somente em dezembro de 2014. Mesmo antecipando o pleito, os novos membros eleitos somente assumirão o cargo em janeiro de 2015.

Vereador Pedro Lucas

Vereador Pedro Lucas

Candidatos – Cinco nomes são colocados como possíveis candidatos a presidente da Câmara na eleição antecipada: o vice-presidente, Astro de Ogum, o líder do governo, Honorato Fernandes, o presidente da CCJ, Francisco Carvalho, e os novatos Ricardo Diniz (PRTB) e Pedro Lucas Fernandes.

Astro de Ogum se movimenta como candidato natural, aguardando o cumoprimento de um acordo por meio o qual terá o apoio do atual presidente Isaías Pereirinha e de 19 vereadores que faziam parte do grupo que o reelegeu. Esse foi o acordo entre Ogum e Pereirinha para que o primeiro desistisse de entrar na disputa no início deste ano. Mesmo assim, Astro de Ogum costuma lembrar que sua candidatra ainda não está definida.

O vereador Francisco Carvalho, que já foi presidente da Casa, disse que não está buscando votos e nem tão pouco colocou seu nome como possível candidato. Segundo ele, o papel de conciliador faz com que seu nome seja colocado pelos colegas.

“Não estou buscando voto de ninguém. Mesmo assim, estou com o meu nome sendo colocado por vários colegas”, disse.

O petista Honorato Fernandes também entrou na disputa. Ele seria o nome do prefeito Edivaldo Júnior (PTC), que, desta vez, estaria organizando melhor o apoio a seu candidato, o que não ocorreu na eleição passada, quando o nome de Helena Duailibe (PMDB) foi colocado na última hora para concorrer contra Pereirinha.

As novidades são as candidaturas de Ricardo Diniz e Pedro Lucas Fernandes. O nome de Diniz foi colocado por ele mesmo durante reunião entre os vereadores. Essa informação não é confirmada pelo vereador, que alega não ter posto seu nome à disposição.

“Vejo que todos os 31 vereadores têm condições de disputar a presidência. Sei que nesse momento não estou nisso”, afirmou Ricardo Diniz.

Pedro Lucas Fernandes confirmou que seu nome foi colocado como uma possibilidade, mas negou que tenha lançado seu nome para entrar na disputa. Na verdade, o petebista é uma opção que vereadores de primeiro mandato estão tentando articular para ser o próximo presidente da Casa. “Existe, sim, uma conversa nesse sentido, mas não há nada definido”, disse Fernandes.

Mais

Mesmo com a indefinição sobre a data em que a eleição irá ocorrer, os vereadores postulantes ao cargo mais alto da Câmara Municipal de São Luís já estão articulando os apoios. Reuniões estão sendo feitas e compromissos, assumidos. A intenção é de que, assim que a antecipação for confirmada, os candidatos estejam definidos.