retroescava1

Mais 54 retroescavadeiras foram entregues a municípios maranhenses como resultado da parceria entre os Governos do Estado e Federal, no rx por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A entrega, there que ocorreu nesta sexta-feira (25), em Imperatriz, foi feita aos prefeitos pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney; e pelo superintendente regional do Desenvolvimento Agrário, Ney Jefferson.

“São muitas as mudanças que a gestão estadual está realizando por meio de parceria com o Governo Federal e, claro, com as cidades, com o objetivo de beneficiar o maranhense e isso é bom para todos os municípios. Essas ações reforçam o perfil municipalista do governo”, afirmou o secretário.

Na ocasião, Luís Fernando destacou a importância das máquinas entregues e a mudança que representam nas comunidades, principalmente na zona rural. “Esse equipamento entregue aqui hoje permite a realização de obras de infraestrutura importantes como a escavação de açude e saneamento, beneficiando a zona rural dos municípios, o que significa aumento da produção na agricultura familiar, geração de renda e oportunidade de trabalho”, ressaltou.

Participaram da solenidade o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os deputados estaduais Léo Cunha e Antônio de Pádua, o Dr. Pádua, e o deputado federal Francisco Escórcio; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; superintendente do Incra, José Inácio; vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto; prefeitos e representantes dos 54 municípios beneficiados e lideranças da Região Tocantina.

retroescavaA parceria do Governo do Maranhão e Governo Federal faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e beneficia cerca de 420 mil pessoas que moram na zona rural. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu mais de R$ 8,6 milhões na aquisição das máquinas. O Maranhão recebeu no total 286 máquinas do PAC 2, sendo 202 retroescavadeiras; 71 motoniveladoras; e 13 caminhões pipa. Até a conclusão programa, em 2014, outros 462 equipamentos serão entregues para os municípios do estado.

Buritirana é uma das cidades contempladas com o equipamento. O prefeito Vagtônio Brandão disse que a máquina chega em boa hora e que, agora, será mais tranquilo executar obras de infraestrutura. “Temos uma demanda muito grande na área de estradas vicinais, e também na pesca para fazer os projetos de criatórios. Essa máquina sem dúvida nenhuma vai trazer um desenvolvimento grande e teremos garantia de mais renda na nossa cidade. Aproveitamos para parabenizar o Governo do Estado por essa ação para todos os municípios”, destacou o prefeito.

Além de Buritirana, somente na região Tocantina foram beneficiados com os equipamentos os municípios de Senador La Rocque, Davinópolis, João Lisboa, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Sítio Novo, Cidelândia, Governador Edison Lobão, Vila Nova dos Martírios e São Francisco do Brejão.

O superintendente Regional do Desenvolvimento Agrário, Ney Jefferson, disse que esta é uma das maiores aquisições de equipamentos já realizadas no país, e que o PAC também tem a preocupação de contemplar os municípios que decretaram situação de emergência por causa estiagem.

“Essa ação é de extrema importância, porque historicamente os municípios têm a responsabilidade da manutenção das estradas vicinais e, por conta da questão de estrutura, de recursos, eles não tinham condições de fazer essa ação. Percebendo a necessidade e a importância dessa ação, estamos entregando esse conjunto de maquinários para os munícipios realizarem a manutenção das estradas vicinais, a construção de reservatórios de água e incentivar a agricultura familiar”, finalizou Ney Jefferson.

Vistoria – Acompanhado da comitiva e do reitor Natalino Salgado, o secretário Luis Fernando Silva vistoriou a obra na estrada que dá acesso ao campus da Universidade Federal do Maranhão – Bom Jesus. No local, eles também inspecionaram o início da construção do novo pólo para o curso de medicina.

O secretário Luís Fernando Silva também anunciou que nos próximos dias será assinada a Ordem de Serviço para início da obra na Estrada do Arroz. “O lançamento do projeto foi feito quatro meses atrás. Agora, ficou pronto e nós estamos dando os ajustes finais para dar início ao processo de licitação. Dentro de poucos dias estaremos aqui para iniciar a rodovia, que é um sonho antigo de toda região”, declarou Luís Fernando Silva.