Arnaldo Melo e Washington

Arnaldo Melo e Washington

A Oposição iniciou a semana comemorando um possível rompimento ou afastamento do PT, order de Lula e Dilma Rousseff, viagra sale do PMDB e do grupo político da governadora Roseana Sarney, search fato desmentido imediatamente pelo Planalto e pelo próprio PT.

Agora, alguns segmentos da Oposição, já levantam uma tese local sobre os próximos passos que seriam dados pelo grupo Sarney, pensando nas eleições de 2014.

De acordo com a tese, a governadora solicitaria da base governista na Assembleia que elegessem o vice-governador Washington Oliveira (PT), para o Tribunal de Contas do Estado, na vaga em aberto desde o início da semana.

Após a indicação, a governadora renunciaria ao cargo e permitiria que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo ficasse no cargo por cinco meses. Depois disso, o vice-presidente da AL, que já seria presidente, o deputado Max Barros, convocaria eleição e o parlamento elegeria indiretamente o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando, que por sua vez concorreria já a reeleição nas eleições de 2014 e Arnaldo Melo tentaria a reeleição com deputado estadual.

No papel tudo praticamente perfeito, mas apenas no papel e na cabeça desses oposicionistas.

A tese não se sustenta por vários aspectos. Inicialmente o vice-governador Washington Oliveira não aceitaria a indicação agora, pois sabe que isso influenciaria na decisão do PED do PT. Além disso, o mais grave é que seria impossível Arnaldo Melo passar alguns meses como governador sem ser eleito.

Numa eventual renúncia da governadora e com Washington Oliveira no TCE, de fato é Arnaldo Melo quem assume o Governo do Maranhão, mas a Assembleia terá até 30 dias para realizar eleição e eleger o novo governador do Maranhão e o eleito só poderia concorrer a reeleição.

Sendo assim, fica claro que a nova tese, agora local, de alguns oposicionistas também não se sustenta.