OportunismobaratoQue a Segurança Pública e o Sistema Carcerário está beirando o caos no Maranhão, order como em boa parte do Brasil, there não é nenhuma novidade. Que o Governo do Maranhão e a governadora Roseana Sarney, tem sua parcela de culpa nisso, também não é novidade.

No entanto, não se pode esquecer que não existe um único culpado. Afinal o que foi feito pela Segurança Pública e pelo Sistema Carcerário em governos anteriores como Jackson Lago e, principalmente, José Reinaldo Tavares?

O que causa mais asco são os oportunistas de plantão, aqueles que torcem pelo quanto pior, melhor, e aproveitam para tripudiar, mas na prática, quando tiveram oportunidade, nada fizeram para minimizar tal realidade.

Um grande exemplo desse oportunismo barato e desnecessário vem do “austero” presidente da Embratur, Flávio Dino. O candidato ao Governo do Maranhão não poderia e não deixou passar em branco a oportunidade. Dino fez questionamentos, alguns até pertinentes, mas aproveitou para politizar partidariamente um assunto tão grave e importante.

O problema é que Flávio Dino esquece que foi deputado federal e esqueceu de dizer o que fez pela Segurança Pública e pelo Sistema Carcerário.

Em 2011, o secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes disse em plena sessão da CPI do Sistema Carcerário, presidida pelo deputado federal Domingos Dutra, que nos últimos 20 anos nenhum parlamentar destinou nenhuma emenda para a Segurança Pública ou para o Sistema Carcerário. O suficiente para Dutra silenciar.

Em 2012, apenas três deputados federais, Alberto Filho, Lourival Mendes e Sétimo Waquim destinaram verbas para as duas áreas.

Resumindo: Flávio Dino mais uma vez demonstra ser um craque na teoria, mas na prática não passa de um perna de pau, pois quando teve oportunidade de ajudar, de colaborar para minimizar a realidade do Sistema Carcerário e Segurança Pública, quando foi deputado federal por quatro anos, Dino não fez absolutamente nada.

É Dino, depois não reclame quando dizem que a tua mudança é a mudança do gogó.