Zito Rolim, <a href=

pharmacy Aluisio Mendes e César Pires” src=”https://www.blogdojorgearagao.com/wp-content/uploads/2013/10/codopolicia.jpg” width=”448″ height=”299″ /> Zito Rolim, online Aluisio Mendes e César Pires

Ocorreu na noite de terça-feira (08), find no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Codó, a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) 2013. Serão 26 formando (23 homens e 3 mulheres) que durante seis meses passarão por treinamentos para atuarem nas cidades que compreendem a 9ª Companhia Independente de Codó, que ainda abrange os municípios de Coroatá, Peritoró e Timbiras.

Na oportunidade estavam presentes diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, o deputado estadual, César Pires, o comandante da 9ª Companhia Independente da PM em Codó, major Jairo Xavier e o prefeito de Codó, Zito Rolim, além de convidados.

Em mais de meia hora de esclarecedor discurso, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, traçou um panorama sobre os índices de criminalidade no Brasil. Tomando por base o percentual da violência e a relação de Policial Militar por número de habitantes, o secretário informou que estado do Maranhão, apesar do efetivo insuficiente, apresenta índices menores de violência em relação a outros estados da federação. Ao final do discurso, o secretário anunciou a instalação do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em Codó e o início do Curso de Formação para Policia Militar. Mais dois grandes reforços para a estrutura de segurança pública para o município de Codó.

Parceria – De acordo com o prefeito de Codó, Zito Rolim, as conquistas de Codó na área de segurança pública são atribuídas a um esforço conjunto entre o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura Municipal de Codó e a sociedade civil organizada. “Em dois anos avançamos consideravelmente no setor da segurança pública em Codó. Os anseios de nossa população foram ouvidos pela administração e levados ao Governo do Estado. Ao logo desses meses estamos podendo testemunhar a evolução e o cumprimento de tudo o que foi solicitado ao secretário Aluísio Mendes e a governadora Roseana Sarney”.

Em 2011, a administração municipal de Codó, atendendo a uma série de demandas na área de segurança pública, promoveu um encontro entre o prefeito Zito Rolim, representantes das forças de segurança pública e diversas entidades da sociedade civil organizada, realizado no Rotary Club. As necessidades avaliadas e debatidas no encontro foram a reestruturação e aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar, bem como a aquisição de novas viaturas, a construção de uma nova sede para a 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Codó e para a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, já convertida para Batalhão, a construção de uma Unidade Prisional, o combate afetivo ao tráfico de drogas e a instalação de um sub-grupamento do Corpo de Bombeiros no município. Para o prefeito de Codó, as solicitações estão sendo gradativamente realizadas.

“Fico muito honrado de poder estar presente em um evento que contempla grandes notícias na área de segurança pública para o município de Codó e região. Realizamos audiência pública com o secretário Aluísio Mendes e, ao longo desses dois anos estamos avançando de forma expressiva, com a inauguração da nova sede da Delegacia Regional em 2012, das novas viaturas para polícia Civil e Militar. E hoje estamos aqui, anunciando a nova turma de formandos para o aumento do efetivo da PM em Codó e região, a nova sede para o futuro Batalhão da PM em nosso município e a instalação do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros. O que demostra a força da união entre estado, município e população”, finalizou.

coroatasegurança

Coroatá – O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, visitou nesta quarta-feira (9) o município de Coroatá, onde entregou uma nova viatura para auxiliar os trabalhos ostensivos desenvolvidos pela Polícia Civil e deu posse ao delegado Samuel Moritta, que assume o distrito policial da cidade.

Acompanhado do subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Edilson Gomes, Mendes anunciou obras que serão executadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) de reforma e construção das unidades policiais no interior do estado. A prefeita de Coroatá, Teresa Murad, reafirmou a parceria institucional com a SSP. “Estamos estudando também sobre o projeto do Sistema de Videomonitoramento, já implantado pela SSP em São Luís, para instalar aqui em Coroatá, com o apoio técnico da Secretaria de Segurança”, frisou.

A visita a Coroatá foi acompanhada ainda pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, que destacou a integração das ações do Governo Roseana Sarney, com investimentos em todas as áreas.

Atendendo a um pedido da prefeita Teresa Murad, Aluisio Mendes afirmou que no bairro Trizidela, naquele município, também será erguido um distrito policial. A Prefeitura se comprometeu em doar um terreno para a obra. O secretário de Segurança determinou, em caráter de urgência, que o antigo prédio onde funcionava o distrito policial da cidade, que havia sido destruído durante um motim, seja reformado e readaptado.

Já o Destacamento da Polícia Militar também possuirá uma nova sede. O prédio que vai abrigar as instalações da unidade policial será erguido em uma área total de 17.000 m². A obra ficará pronta no prazo máximo de 100 dias após a assinatura da Ata de Adesão. A SSP ainda estuda a construção de um Centro de Formação de Soldados em Coroatá.

Outra parceria anunciada foi à qualificação dos guardas municipais para atuarem de forma conjunta com os policiais militares. Convênios operacionais desse tipo já foram celebrados com a Prefeitura de Lago da Pedra, no qual os guardas municipais saem em dupla com os militares. Para Mendes, é uma forma de duplicar as ações dos profissionais de segurança no combate ao crime. Além do treinamento, a SSP disponibilizará para a cidade, equipamentos de uso não letal.