eleiçoes2014Deputados e políticos da base governistas seguem se digladiando e se escondendo para se filiarem e trocarem de partidos nessa reta final permitido pela legislação eleitoral.

A briga tem sido de foice no escuro, site deputados brigando para serem aceitos em partidos pequenos, purchase alguns donos desses partidos se recusando a receber deputados, enfim um vale tudo danado e olha que esse é apenas o primeiro momento da eleição, que é a filiação.

Agora se a disputa já está acirrada na filiação, imagina como será no segundo momento, que é da coligação. Afinal será justamente nas coligações que as eleições começam efetivamente a ser definidas para os cargos de deputados estaduais e federais.

O titular do Blog tem acompanhado de perto essa movimentação e vai surgindo uma ideia que pode ganhar força sobre as coligações na base governistas. A tendência é que tenhamos três “coligações” para as eleições proporcionais para estadual e duas para federal.

Para a disputa das vagas na Assembleia Legislativa, teríamos o famoso e temido Chapão, com a presença de cinco partidos – PMDB, DEM, PV, PTB e PSD. O PT saindo sozinho e os demais partidos, ditos pequenos, sairiam todos juntos numa terceira coligação.

Para a disputa das vagas da Câmara Federal seriam apenas duas coligações, pois o PT nesse caso entraria para o Chapão. No entanto, tudo ainda será debatido e discutido a exaustão.

Mas uma coisa é certa: o problema não é o primeiro ão, mas sim o segundo ão.