Deputado Rubens Júnior

Deputado Rubens Júnior

O Blog nem vai entrar no mérito da questão levantada pela Oposição, rx pois sinceramente não merece. Uma coisa foi à crítica do que os oposicionistas chamaram de Bolsa Eleição, patient tanto que o Governo do Maranhão recuou e extinguiu o tal Conselhão, order mas agora a Oposição querer escolher quem será nomeado para os cargos públicos estaduais, aí é demais.

Os deputados oposicionistas Rubens Júnior e Marcelo Tavares criticaram a nomeação de aliados do grupo político da governadora Roseana Sarney para cargos do INMEQ, (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão). Segundo os dois nobres parlamentares, os cargos estão servindo para acomodar aliados políticos que perderam a eleição.

O problema é que para os deputados faltou coerência e sobrou demagogia. Acomodar aliados é uma prática antiga e utilizada por todos. Será que a prefeita de Matões, Suely Pereira, mãe do deputado Rubens Júnior, não acomodou nenhum aliado que não conseguiu se eleger nas últimas eleições em cargos na prefeitura?

Para não ficar apenas na conjectura, o ex-deputado Rubens Pereira, pai do deputado Rubens Júnior, também foi acomodado no Governo Jackson Lago como secretário, mesmo sendo considerado Ficha-Suja. Da mesma forma que, mesmo sendo condenado pelo Tribunal de Contas, atualmente é secretário em Matões na administração de sua esposa.

Deputado Marcelo Tavares

Deputado Marcelo Tavares

Já o deputado Marcelo Tavares esquece que recentemente o seu tio, o ex-governador José Reinaldo foi acomodado na prefeitura de São Luís na gestão João Castelo. Além disso, o próprio Marcelo Tavares quando pode, quando era presidente da Assembleia Legislativa acomodou diversos aliados políticos derrotados, como: Domingos Paz, Nilson Garcia, Zé Orlando, entre outros.

O Líder do Governo, deputado César Pires foi transparente ao questionar os oposicionistas e desafia-los, demonstrando que a prática de acomodação de aliados é absolutamente normal.

“Seria tudo eleitoreiro então neste país, seria proibitivo, doravante, alguém por se aventurar a ser político e limitar os seus destinos, limitar as suas ações de não poder mais exercer cargo público algum. Os nossos gabinetes são testemunha viva disto, pois vivem empanturrados de ex-prefeitos, ex-vereadores, todos nós temos isso nos nossos gabinetes, quem se aventuraria aqui a dizer que não tem nada, no nosso gabinete?” questionou Pires.

O deputado Manoel Ribeiro foi ainda mais preciso, pois lembrou que o Líder da Oposição de Rubens Júnior e Marcelo Tavares, Flávio Dino está acomodado na Embratur, após ser derrotado nas eleições de 2010.

“O doutor Flávio Dino está na Embratur como? Quem o cacifou não foi o PCdoB?”, lembrou Ribeiro.

Por fim, coube ao deputado Alexandre Almeida lembrar que no Governo Jackson Lago, onde os hoje oposicionistas eram governistas, o cargo do INMEQ, antigo IPEMAR, era ocupado pelo ex-vereador Renato Dionísio.

“Essa Oposição de hoje também indicou o vereador Renato Dionísio que tinha perdido a eleição, era amigo do ex-governador Jackson Lago e ele foi presidir o IPEMAR que hoje é o INMEQ, algum problema? Não vejo nenhum!”, concluiu Almeida.

As críticas são louváveis e ajudam qualquer Governo a crescer, mas é necessário que sejam feitas com responsabilidade, pois nas de hoje faltou coerência e sobre demagogia. Afinal ficou a nítida impressão que os oposicionistas defendem aquele antigo ditado: façam o que digo, mas não o que eu faço.