cemarDurante esta terça-feira (1º), cialis uma equipe de fiscalização da Blitz Urbana, tadalafil órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), autuou uma obra irregular executada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), na região localizada entre o Parque Amazonas e o Porto do Itaqui. A obra consiste na instalação de uma rede de alta tensão.

De acordo com as informações da Semurh, as atividades eram desenvolvidas sem nenhum tipo de autorização do poder municipal e, desde o mês de agosto, já havia sido embargada. Em descumprimento à interdição imposta pela Semurh, foi dada continuidade aos trabalhos. Nesta terça-feira ocorreu a segunda paralisação num trecho de aproximadamente 4,5 quilômetros, desta vez com a aplicação de sanção pecuniária.

Além de ter sido imposta multa, foi feita também a apreensão dos equipamentos utilizados no local, como pás, enxada, cavadeira, entre outros artigos. A obra terá continuidade assim que as pendências com as licenças devidas forem resolvidas.

Através de Nota, a Cemar explicitou a sua versão sobre o episódio. O Blog publica abaixo a Nota na integra.

Considerando a informação divulgada pela Prefeitura Municipal de São Luis, dia 01 de outubro, com o título “Prefeitura autua companhia energética por obra irregular”, a CEMAR vem a público esclarecer, conforme abaixo:

1 – Após obter a Licença Prévia junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Licença de Uso e Ocupação do Solo junto a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurh) de São Luís, a CEMAR deu início à execução da obra de construção da nova Linha de Transmissão no trecho entre as Subestações do Centro/Parque Amazonas e Itaqui. Esta obra faz parte do plano de investimento da Companhia e tem por objetivo, fortalecer o fornecimento da energia elétrica para todas as comunidades da área Itaqui Bacanga, inclusive a área portuária. A Linha de Transmissão terá 15 km de extensão, tem investimento de R$ 8 milhões de reais e beneficiará mais de 50 mil imóveis, aproximadamente 150 mil pessoas na área Itaqui Bacanga.

2 – Diferente da informação contida na nota da prefeitura a CEMAR nunca havia sido formalmente autuada ou mesmo ter havido qualquer embargo na citada obra.

3 – Confirma que na manhã de hoje houve uma abordagem das equipes da Blitz Urbana, que orientaram os técnicos da empresa fornecedora, contratada pela CEMAR para a execução da citada obra, acerca do Alvará para realização da construção, que se encontra em tramitação desde o mês de agosto deste ano na Semurh.

Por fim a Companhia informa que em uma reunião na tarde desta terça-feira, 01, representantes das duas instituições realizaram o entendimento e esclarecimentos a respeito do andamento e licenciamento das obras de interesses da CEMAR e da Prefeitura Municipal de São Luís naquela região.