Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Ponto para a gestão Zito Rolim em Codó

zitonovaUm estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que, sovaldi dentre 10 municípios maranhenses pesquisados, treatment Codó está em terceiro lugar como cidade que oferece o melhor retorno em benefícios à população dos valores arrecadados por meio dos impostos. Codó ficou avaliado em terceiro lugar, order apenas atrás do município de Caxias (3ª maior cidade do estado) e São José de Ribamar (na Grande São Luís). A capital maranhense aparece na décima posição no ranking.

O levantamento avaliou os municípios com as maiores cargas tributários do estado, relacionando estes dados ao Produto Interno Bruto (PIB) e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município. O resultado é expresso no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES).

O estudo do IPTB tem por objetivo mensurar os municípios com os 10 maiores PIB’s – Produto Interno Bruto – PIB e com arrecadação tributária ocorrida conforme dados do Impostômetro (ferramenta utilizada para contabilizar tributos arrecadados pela união estados e municípios), obtendo, assim, as cargas tributárias dos municípios e verificando se os valores arrecadados estariam retornando à população, através de serviços públicos de qualidade.

Para atingir o objetivo do estudo sobre Carga Tributária versus IDH, o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – providenciou a criação de um índice que pudesse demonstrar o nível de retorno à população dos valores arrecadados com tributos. Tal índice, denominado IRBES – Índice de Retorno De Bem Estar à Sociedade, é resultado da somatória da carga tributária, percentualmente pela importância deste parâmetro, com o IDH. Ou seja: O IRBES é decorrente da somatória do valor numérico relativo à carga tributária do município, sem ponderação, com o valor do IDH, também, sem ponderação.

Dos 10 municípios do Estado detentores dos maiores PIB’s e as respectivas cargas tributárias, Codó está na terceira posição em proporcionar a melhor aplicação dos tributos arrecadados, retornando esses tributos à sociedade em forma de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Dentre os municípios do Leste Maranhense citados, Caxias aparece líder do ranking e Timon em quarto lugar, e junto com a terceira colocação de Codó demonstram a força e o progresso da região. O estudo ainda revela que municípios como São Luís, Açailândia e Balsas, apesar de possuírem os maiores PIB’s, não proporcionam o melhor retorno à sociedade.

Vale ressaltar que o levantamento não mensurou as gestões iniciadas em janeiro deste ano.

Sair da versão mobile