Os comunistas Raimundo Cutrim e Rubens Júnior

Os comunistas Raimundo Cutrim e Rubens Júnior

Conforme o Blog antecipou pela manhã, ask o deputado estadual Raimundo Cutrim deixou a base do governo e passará a ser oposicionista. Cutrim que estava sem partido, desde de junho quando saiu do PSD, irá se filiar no PCdoB no dia 14 de setembro e passará a ser o mais novo comunista do Maranhão.

Raimundo Cutrim deixa a base do governo não só devido à briga pessoal com o seu substituto na Secretaria de Segurança, Aluísio Mendes, mas também por questão de sobrevivência política.

O parlamentar já vinha numa maré terrível, os assuntos pessoais e policiais em que supostamente estava envolvido, já tinham interferido no desempenho político eleitoral de Cutrim.

O exemplo maior foi a não eleição do seu filho, infelizmente já falecido, para a Câmara de Vereadores de São Luís, justamente uma cidade onde o deputado tem ou tinha sua votação consolidada.

Preocupado em não conseguir se eleger no chapão, inicialmente Cutrim deixou o PSD, mas não a base governista. No entanto, o agravamento de seu desentendimento com Aluísio Mendes e a possibilidade mais remota de voltar ao parlamento, fez com que Cutrim jogasse o jogo e como num passe de mágica, deixou de ser governo para ser oposicionista e no dia 14 passará a ser oficialmente comunista, sem nenhum problema.

O parlamentar apostará todas suas fichas nos votos de legenda para conseguir voltar a Assembleia Legislativa. A matemática é simples, o PCdoB é o partido de Flávio Dino e que deverá conseguir muitos votos de legenda, o que fatalmente fará com que a dificuldade de se eleger seja menor no critério quantidade de votos. Isso sem falar que o único deputado estadual do PCdoB, Rubens Júnior, já confirmou que irá disputar uma vaga na Câmara Federal.

Por tudo isso, Raimundo Cutrim não pode ser condenado pelos antigos aliados pela atitude tomada, afinal por questão de sobrevivência política, foi a melhor decisão possível para ele, já para a Oposição, o tempo irá se encarregar de responder.