Pererinha1De O Estado – “A invasão na Câmara de São Luís foi uma clara tentativa de desmoralizar a Casa. Uma jogada política com olhos em 2014″. Essa afirmação é do presidente do Legislativo municipal, find Isaías Pereirinha (PSL), buy sobre a ocupação feita por moradores da Apaco durante o período de recesso dos parlamentares.

Pereirinha quis dizer, cure na verdade, que a invasão foi orquestrada por um grupo político – sem citar o nome de ninguém “para não ser leviano” – que teme o apoio de mais de 20 vereadores à candidatura do secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB).

“Em 2010, 16 dos 21 vereadores apoiaram e foram às ruas pela candidatura de Roseana Sarney. Para 2014, a previsão é que existam de 22 a 25 vereadores que já conversam com o candidato da governadora. Talvez seja medo”, afirmou o presidente da Câmara.

As declarações do presidente foram dadas após visita do secretário municipal de Comunicação, Márcio Jerry, para entregar um documento reafirmando que ele não teve qualquer relação com os manifestantes que invadiram o Legislativo

Na semana passada, membros do próprio grupo invasor chegaram a apontar Jerry como insuflador do movimento.

Mesmo levando o documento para o legislativo, o secretário de Edivaldo Júnior (PTC) poderá ser convocado para explicar no plenário as acusações de que ele idealizou a invasão. A proposta é da vereadora Luciana Mendes (PTdoB). Hoje, os vereadores decidirão se Jerry será convocado ou convidado a se explicar.

Sobre os responsáveis pela idealização do ato de moradores do Apaco, Pereirinha disse apenas que uma investigação está sendo feita e assim que forem identificados os idealizadores, os nomes serão apresentados. Já em relação a uma possível ação judicial, o presidente disse que isso depende da avaliação da assessoria jurídica da Casa, mas se couber acionamento na justiça, isso será feito.

O Blog publica abaixo o Ofício 126/2013, encaminhado ao presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, pelo jornalista Márcio Jerry.

“Exmo Sr
Isaias Pereirinha
Presidente da Câmara Municipal d São Luís

Venho respeitosamente à Vossa presença e de toda a Câmara Municipal de São Luís reafirmar que jamais, em momento algum, estimulei, coordenei ou tomei conhecimento prévio da ocupação do prédio da Câmara Municipal de São Luís, como especulado por alguns.

Perante vereadores e vereadoras desta Casa, lideranças dos movimentos já declararam minha inocência absoluta na acusação de participação no processo de ocupação. O ativista Diego Brasil, frise-se, chegou a fazer declaração pública por escrito retirando de mim qualquer responsabilidade com o ocorrido.

Minha manifestação por este meio, mesmo em face de já suficientemente esclarecida a suspeita plantada, deve-se apenas ao respeito à Câmara Municipal de São Luís e à Vossa Presidência.

Tenho pelo Legislativo, como tenho pelos movimentos sociais, respeito absoluto, convicto que sou da imprescindibilidade de ambos. E sei que sob Vossa liderança o Legislativo municipal continuará mantendo produtiva relação com os movimentos sociais.

Por oportuno, informo a V.Exa que está em curso o processo de organização de ante projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Comunicação, condição indispensável à outorga para nossa cidade, inclusive para a Câmara Municipal, do Canal da Cidadania.

Meus cumprimentos a V.Exa, a todos os vossos pares, e minha permanente e prioritária disposição em estar à disposição do parlamento municipal.

Atenciosamente,

Jornalista Márcio Jerry Saraiva Barroso
Secretário Municipal de Comunicação”