detrannovo

Devido à grande aceitação da campanha “No trânsito todo mundo é pedestre”, view realizada nas faixas de pedestre de São Luís, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) prosseguirá com as ações a partir da segunda-feira (12), alternando as atividades entre palestras e atividades educativas nas escolas e nas ruas. Nesta segunda (12), a ação será realizada na faixa de pedestres do Colégio Educator (Cutim/Anil), a partir do meio-dia.

As ações foram realizadas, na primeira etapa, na semana de 5 a 9 deste mês, em vários pontos da cidade para intensificar a importância do respeito à faixa. No Dia Mundial do Pedestre (8 de agosto), a ação aconteceu na Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping.

“Durante as ações, os motoristas e pedestres que são abordados pela nossa equipe ficam satisfeitos com a iniciativa. Apesar de ainda ser alto o número de condutores que são descuidados e não usam o cinto de segurança, falam ao celular enquanto dirigem e não param na faixa de pedestres”, ressaltou André Campos, diretor-geral do Detran-MA.

O foco da campanha é sensibilizar os motoristas e os pedestres para que ambos respeitem a faixa, mas chama uma atenção especial para a segunda categoria, pois estes devem observar se foram vistos pelo condutor antes de fazer a travessia. Para isto, motoristas e pedestres vêm sendo abordados por educadores para o trânsito, que distribuíram panfletos na forma de ventarola, com informações importantes sobre o uso da faixa de pedestres, e ainda, sacolas de lixocar para os motoristas.

Para o empresário Valdemar Silva, de 71 anos, atravessar na faixa em locais onde não há semáforo é muito difícil, pois os motoristas não respeitam. “Trabalho aqui perto há mais de 40 anos e todas as vezes que necessito atravessar, mesmo na faixa, preciso passar com muito cuidado, parando aos poucos para não correr o risco de ser atropelado”, afirmou Valdemar ao tentar atravessar uma faixa de pedestres no São Francisco.

De acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), da Secretaria de Estado da Segurança Pública, somente no primeiro semestre de 2013, foram registradas a morte de 20 pedestres por atropelamentos na ilha de São Luís. Apesar de o número parecer pequeno, diariamente acontece inúmeros acidentes não fatais envolvendo pedestres.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram atendidos pelos socorristas do serviço de emergência, até julho deste ano, 431 vítimas de atropelamento na Grande São Luís e, em 2012, o registro de atendimentos chegou a 787 vítimas de atropelamento.

O mascote do Detran-MA, “Sinalito” também  tem animado a ação levando ao público uma forma dinâmica de orientação sobre os riscos de acidentes que o pedestre pode estar sujeito. A companhia de Policiamento Rodoviário Independente da Polícia Militar do Maranhão e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte também vêm dando suporte durante a ação.

Já para quem está ao volante, a campanha ajuda a conscientizar os motoristas que todos são pedestres e, por isso, o assunto deve ser levado a sério. É o caso do empresário Joaquim Costa. “A campanha que o Detran-MA está fazendo pode mudar a vida de milhares de pessoas que, infelizmente, ainda não seguem as leis do trânsito. Se a pessoa está dirigindo ou andando, as responsabilidades são as mesmas”, ressalvou Joaquim Costa.

Em tempo: foi divulgado o resultado do concurso do Detran-MA, clique aqui e confira o resultado