LUISEEDIVALDO

Um amplo projeto de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de São Luís foi apresentado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, pill Luis Fernando Silva, stuff ao Governo Federal em reunião ocorrida nesta quarta-feira (07), em Brasília. A iniciativa inclui pelo menos 10 importantes intervenções complementares e fundamentais nos quatro municípios da Ilha, que totalizam recursos da ordem de R$ 6,48 bilhões.

A proposta foi entregue ao secretário Nacional do PAC, Maurício Muniz, após ter sido apresentada pelo próprio Luis Fernando na reunião que contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades e do Planejamento, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e ainda dos secretários estaduais João Bernardo Bringel (Planejamento e Orçamento), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Marco Antônio Toccolini (Representação em Brasília).

Coordenada pelo secretário Luis Fernando e elaborada com a participação das quatro Prefeituras da Ilha, a proposta atendeu ao pedido da presidente Dilma Rousseff, que anunciou recentemente investimentos da ordem de R$ 50 bilhões em mobilidade urbana em 26 cidades com mais de 700 mil habitantes.

Luis Fernando Silva afirmou estar animado com a receptividade do Governo Federal. “O plano foi bastante elogiado pelo secretário, sobretudo, pela demonstração técnica de conhecimento dos problemas de mobilidade da Ilha”, ressaltou Luis Fernando. Ele recebeu a garantiu do secretário Maurício Muniz de que em 30 dias o governo dará uma resposta sobre os pleitos apresentados.

Durante a reunião, o secretário Luis Fernando destacou que o plano vai ampliar ainda mais os investimentos de projetos de melhoria da mobilidade urbana de São Luís que já estão sendo executados pelo governo do Estado, como a Via Expressa, Ponte IV Centenário, a duplicação da Avenida Holandeses – esta última com ordem de serviço programada para ser assinada neste mês -, entre outras.

Os novos investimentos incluídos na proposta consistem em construção de novas pontes; criação de novos corredores do transporte coletivo de São Luís e dos demais municípios; construção e melhoramento de viadutos e rotatórias e a conclusão do Anel Viário Metropolitano de São Luís.

São Luís – Os projetos da Prefeitura de São Luís para a área de mobilidade urbana também foram apresentados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior aos representantes dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Caixa Econômica Federal (CEF).

O prefeito Edivaldo apresentou o novo projeto para implantação do VLT e do corredor de transportes, que funcionará como um novo anel viário em São Luís. “Saímos de mais essa reunião com o governo federal muito animado, confiantes na aprovação dos projetos e liberação dos recursos para obras estruturantes que vão ajudar a mudar muito a paisagem urbana de nossa cidade”, avaliou o prefeito Edivaldo Júnior.

Também foram iniciadas as discussões sobre novas propostas apresentadas pela Prefeitura de São Luís para ampliar sete corredores de transporte no município. Os projetos que estão em fase de elaboração para serem apresentados ao governo federal beneficiam as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, São Luís Rei de França, Daniel de La Touche, Africanos, João Pessoa, Casemiro Júnior, Getúlio Vargas, Franceses, Vitorino Freire.

A comitiva do Executivo municipal que participou das discussões dos projetos na sede do Ministério do Planejamento foi composta pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pelos secretários Márcio Jardim (Semai), Fabíola Aguiar (Trânsito e Transportes), José Silveira (Obras e Serviços Públicos) e pelo assessor especial Carlos Rogério Araújo.