Secretário Pedro Fernandes e o reitor da UEMA, <a href=

cure José Augusto, order em reunião na Seduc” src=”https://www.blogdojorgearagao.com/wp-content/uploads/2013/08/PEDROEREITOR.jpg” width=”640″ height=”218″ /> Secretário Pedro Fernandes e o reitor da UEMA, José Augusto, em reunião na Seduc

Conforme anunciado pelo Blog (reveja aqui), alguns estudantes realizaram na manhã desta terça-feira (06), um ato público do Terminal da Integração do São Cristóvão até a UEMA. A intenção era o adiamento das provas do vestibular da Universidade Estadual para após as provas do ENEM.

A solicitação que também já havia sido feita pelo secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, tinha como principal justificativa a greve de 40 dias e das férias escolares, pois existiria um prejuízo de cerca de 70 dias aos alunos da rede pública estadual de ensino.

Após a manifestação, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, se reuniu com o secretário Pedro Fernandes, na sede da Seduc, e anunciou a alteração das datas de aplicação das provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2014).

Na reunião, o reitor José Augusto Oliveira informou ao secretário Pedro Fernandes que, pelo novo cronograma, as provas do PAES 2014 serão aplicadas nos dias 3 de novembro e 1º de dezembro de 2013, referentes à 1ª e 2ª etapas, respectivamente.

A alteração ocorre com o propósito de atender a expressiva demanda de alunos egressos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino. Tal modificação havia sido proposta no dia 22 de julho pelo secretário Pedro Fernandes ao reitor José Augusto Oliveira, durante encontro na Secretaria de Educação (Seduc).

Segundo o reitor José Augusto Silva Oliveira, “a mudança no calendário de aplicação das provas do PAES contempla a solicitação da Secretaria de Educação, contribuindo para a participação mais qualificada dos alunos da rede pública estadual no seletivo”.

Pedro Fernandes se mostrou satisfeito com a mudança. Ele ressaltou que a data prevista inicialmente para a primeira etapa do processo seletivo coincidiria com a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “A coincidência de datas poderia dificultar a participação não apenas dos alunos da rede pública, mas de todos os candidatos ao acesso à graduação”.

O PAES 2014 está oferecendo 3.544 vagas para o primeiro e o segundo semestres do próximo ano, das quais 3.154 vagas para a modalidade presencial e 390 para a modalidade à distância, distribuídas nos campi da Uema.