luis-fernando-silvaNo último fim de semana, purchase o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) confirmou que não disputará as eleições em 2014 para o Governo do Maranhão e abriu caminho para a candidatura de Luis Fernando Silva, ex-prefeito de São José de Ribamar e atualmente secretário de Infraestrutura do Estado.

É claro que o PMDB e o grupo político da governadora Roseana Sarney não oficializaram ainda a candidatura de Luis Fernando, mas depois do anúncio de Lobão, é praticamente irrevogável tal situação.

Escolhendo Luis Fernando, inegavelmente o PMDB estará escolhendo o nome mais forte para a disputa das eleições em 2014. O PMDB sabe que terá pela frente o comunista Flávio Dino, um duro adversário que já é candidato desde 2010 e disposto a tudo para alcançar seu objetivo de governar o Maranhão.

Luis Fernando é disparado o nome mais qualificado do PMDB para o embate com Dino. Luis Fernando Silva, assim como Dino, representa uma renovação na política maranhense, fugindo inclusive dos tradicionais sobrenomes Sarney, Tavares, Lago, Cafeteira, Castelo e outros.

A escolha de Luis Fernando evitará o discurso do novo x velho, que fatalmente Dino e sua turma utilizariam contra Edison Lobão. Além disso, o pior para o comunista é que o seu possível oponente ainda tem a vantagem de já ter sido testado e aprovado na prática, quando foi prefeito bem sucedido de São José de Ribamar.

Agora será Flávio Dino que terá que provar que não é bom apenas de teoria (gogó), mas também na prática, como Luis Fernando já demonstrou ser capaz. Dino terá pela frente o duelo que tanto temia da teoria x prática.

Por fim, a escolha de Luis Fernando tende a diminuir bastante uma possível vantagem de Dino sobre o pemedebista nas duas maiores cidades do Maranhão. Em Imperatriz o prefeito Sebastião Madeira já declarou publicamente sua preferência pela candidatura de Luis Fernando Silva, o que pode diminuir uma vantagem grande e histórica da oposição na segunda maior cidade do Estado.

Já em São Luís, o reflexo do excepcional trabalho feito por Luis Fernando como prefeito na vizinha São José de Ribamar será sentido e a população da capital que pode acompanhar de perto a transformação sofrida pelo município, como por exemplo, tendo sido o primeiro no Maranhão a ter escola em tempo integral, será determinante para um equilíbrio maior entre os dois possíveis candidatos.

Resumindo: escolhendo Luis Fernando, o PMDB fará a melhor escolha possível e equilibra a disputa em 2014.