terminalA Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, remedy por meio da Blitz Urbana realizou na manhã desta terça-feira (23), drugs uma operação no Terminal de Integração da Cohab, salve com o intuito de fiscalizar o comércio informal e ordenar o uso e a ocupação do solo.

A proposta é disciplinar a atividade informal em todos os terminais da cidade: “A partir desse mês de julho começamos nosso cronograma de fiscalização dentro dos terminais de integração para podermos liberar o espaço público para circulação de pessoas, inclusive aquelas que possuem alguma deficiência. Essa é uma exigência do Ministério Público e do Governo Federal para garantir a mobilidade dos usuários destes terminais. Vamos conter todos os excessos e disciplinar o comércio ambulante nesses locais, e começamos pelo da Cohab, que é um dos mais críticos da cidade”, explicou Márcio Aragão, Superintendente de Fiscalização de Postura.

A Blitz Urbana está realizando o cadastro de todos os ambulantes e de acordo com Márcio Aragão, há uma média de 50 pessoas trabalhando no local: “uma Assistente Social da Secretaria está vindo até o terminal para realizar o cadastro de todos os ambulantes que estão trabalhando aqui. No momento, estamos liberando os ambulantes que vendem o que é de maior utilidade para os usuários, como água, revistas jornais e bombons. O que não vamos permitir mais é a produção de alimentos que utilizam gás e carvão para o preparo, como churrasquinho, churros, e nem a venda de produtos ilegais, como DVD e CD piratas”.

Vale ressaltar que os ambulantes não autorizados que insistirem em trabalhar nos terminais podem ter sua mercadoria apreendida: “os ambulantes serão primeiro notificados, depois será dado a eles um prazo para se regularizarem ou mudar de negócio e caso eles insistam em desobedecer a norma, terão a seu material recolhido”, afirmou o Superintendente.

De acordo com o vendedor ambulante Cláudio Roberto, a operação é benéfica: “Eu concordo com o trabalho que a Secretaria está fazendo aqui para que nós possamos trabalhar de forma padronizada dentro dos terminais. Eles chegaram, conversaram conosco, explicaram toda a operação sem ninguém”.

As fiscalizações nos terminais contam como o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte que tem a competência de gerenciar os terminais.