viaturas

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes está viabilizando melhorias na estrutura de trabalho dos agentes de trânsitos. A partir de agora a SMTT conta com 41 novos veículos, ambulance sendo 15 motos para melhorar a mobilidade dos agentes de trânsito. Além disso, and 36 novos agentes foram designados para atuar em pontos críticos da cidade.

“Com a renovação dessas novas viaturas e a utilização das motos, o agente de trânsito vai conseguir chegar mais rápido ao local onde a via está obstruída ou onde irá realizar algum tipo de trabalho. Isso nos horários de pico é fundamental para melhorar o fluxo do trânsito. Vamos aumentar o número de efetivo para contribuir na fluidez do trânsito, já que a presença do agente inibe várias condutas irregulares dos condutores. Então, com mais agentes na rua e com mais viaturas, nós vamos cobrir uma maior área de abrangência”, explicou Israel Pethros, Secretário Adjunto de Trânsito e Transportes.

Ainda voltada para a capacitação dos agentes de trânsito, e investindo em um bom ambiente de trabalho, a SMTT irá promover cursos de reciclagem e está proporcionando alguns avanços a esses servidores, como explica Israel Pethros: “todos os agentes voltarão para a sala de aula para atualização. Serão ofertados a eles cursos de qualificação, inclusive a maioria deles foi sugestão dos próprios agentes. Ademais, estamos substituindo os rádios analógicos por digitais, vamos entregar um novo fardamento, conseguimos um local próprio para o Grupo Tático de Trânsito (GTT), e estamos fazendo também uma sala de situação, onde será feita a gerência de todas as chamadas em um único local para direcionarmos agentes para as diligências”.

Para o agente de trânsito João Batista, esses benefícios colaboram para um melhor desempenho do trabalho: “As viaturas novas facilitam bastante nosso trabalho, já que as que tinham eram em pequena quantidade e estavam em péssimas condições, não vamos precisar estar toda hora em oficina. Há um bom tempo não recebemos treinamentos, e agora temos tudo para melhorar”.

A SMTT também está com um novo projeto para atender as demandas das comunidades, “SMTT Itinerante”, que consiste na realização de audiência públicas com os  moradores de um determinado bairro, em busca de propostas a fim de solucionar os problemas do local, pertinentes a Secretaria. “A nossa proposta é levar uma equipe técnica da SMTT para os bairros, composta por servidores que trabalham na área de projetos, fiscalização, transporte, trânsito, além da parte jurídica, administrativa e CPD para ouvir o que a população tem a dizer e trazer as reivindicações para dá uma resposta de curto, médio ou longo prazo”, explicou Fabíola Aguiar, Secretária Municipal de Trânsito e Transporte.

Segundo a Secretária, a idéia da SMTT itinerante surgiu partir de uma audiência pública realizada no bairro Santa Efigênia, atendendo ao convite do Promotor Vicente de Paulo Martins. “Atualmente, nós ouvimos as reivindicações, se os moradores tiverem algum documento manuscrito para nos entregar, nós trazemos e com base nele e no que ouvimos, fazemos um pacote de resposta e estipulamos um prazo para atender o que nos é solicitado. Nossa proposta é estar na rua e realizar esse tipo de ação todas as sextas-feiras”, declarou a titular da pasta.