Alexandre Padilha em visita a UPA

Alexandre Padilha em recente visita a UPA

De O Estado do Maranhão – O secretário de Estado da Saúde, sovaldi sale Ricardo Murad (PMDB), treatment confirmou ontem a vinda do ministro da Saúde, cialis Alexandre Padilha (PT), ao Maranhão na segunda-feira, dia 22. O petista manterá em São Luís encontros com a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o próprio titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), além de uma agenda com prefeitos, vereadores e secretários municipais de todo o estado.

Segundo Ricardo Murad, o primeiro compromisso do ministro no Maranhão será às 13h, no Hotel Luzeiros, quando os representantes dos Executivos e Legislativos municipais, além dos integrantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) receberão de Padilha orientações sobre o Mais Médicos, programa do Governo Federal que, de acordo com o Ministério da Saúde, ampliará a presença de médicos em regiões carentes, como municípios do interior e periferias de grandes cidades.

“Esse é um assunto que precisa ser debatido com propriedade para que se possa entender bem onde se quer chegar e de que forma fazer isso”, destacou o auxiliar da governadora.

A agenda ministerial em São Luís terá, ainda, uma visita de cortesia à governadora Roseana Sarney, às 16h, no Palácio dos Leões. Apesar de oficialmente não estar marcada uma reunião de trabalho, Ricardo Murad disse à reportagem de O Estado que o staff do Executivo Estadual aproveitará a oportunidade para “apresentar o nível de evolução atingido pelo sistema de saúde do estado” e iniciar conversas com Alexandre Padilha para garantir a atualização do valor per capita destinado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao Maranhão.

“Será uma visita de cortesia, mas de trabalho também. Vamos discutir a rede estadual de saúde e aproveitar para apresentar ao ministro o nível que conseguimos atingir com o orçamento atual”, pontuou Ricardo Murad.

Atualização – Para o secretário, será fundamental convencer Alexandre Padilha da necessidade de atualização do valor repassado ao estado e, também, da importância do estabelecimento de um incentivo fixo aos hospitais de menor porte localizados no interior do Maranhão.

“A rede estadual de saúde aumentou significativamente. Em contrapartida, o valor per capita repassado pelo SUS segue o mesmo, e é baixo. Precisamos atualizar esse valor para seguir investindo fortemente na melhoria da qualidade dos serviços prestados”, declarou.

Murad acrescenta que, com o estabelecimento de incentivos fixos aos hospitais localizados em pequenos municípios – normalmente de 20 a 30 leitos – o Ministério da Saúde contribuirá para que essas localidades atendam ao chamado perfil mínimo de atendimento, que engloba, segundo dados da SES, programas de hiperdia, hanseníase/tuberculose, imunização, prevenção do câncer do colo de útero e mama, controle de doenças transmissíveis e vigilância em saúde, todos realizados no próprio município.

“Se aprovado pelo Ministério da Saúde, o estabelecimento desse incentivo fixo será a solução dos problemas de atendimento em saúde nos municípios de pequeno porte do interior do estado”, comentou.

A reportagem de O Estado tentou contato com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, buscando informações sobre quem será o representante do Município durante a visita do ministro da Saúde, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Bancada federal cobrou liberação de emendas

Representantes do Maranhão no Congresso Nacional já haviam solicitado do ministro Alexandre Padilha (PT), em reunião na quarta-feira, dia 17, a liberação de recursos de emendas ao orçamento da União e a contratação de médicos para o Estado. Foi desse encontro que nasceu a agenda a ser cumprida pelo petista em São Luís na segunda-feira, dia 22.

Durante a reunião, o coordenador da bancada, deputado Sarney Filho (PV), apontou o que considera discriminação do estado no que diz respeito à distribuição dos recursos da Saúde. “O ministro entendeu que o Maranhão tem sido discriminado na destinação de recursos federais e o que nós queremos é exatamente sensibilizar o Executivo para a situação dos estados mais pobres”, afirmou.

O deputado Pedro Novais (PMDB) também considerou positiva a reunião. “Levamos ao ministro Padilha vários pleitos do estado, especialmente o custeio para os hospitais que estão sendo construídos pela governadora Roseana, cerca de 80, e a liberação de emendas de bancada destinadas ao auxílio-saúde, tanto em São Luís quanto no interior do estado”, disse Novaes.

O senador Edison Lobão Filho destacou os investimentos “pesados” já realizados pelo Governo do Estado para melhorar a rede de saúde e ressaltou que o Governo Federal precisa, agora, ser parceiro. “O Governo do Estado, que avançou, construindo uma rede de hospitais e investindo pesado na área de saúde, precisa agora que o Governo Federal reconheça e participe desse processo”, defendeu o senador, ao lembrar que o Maranhão é o estado hoje que tem o menor índice de transferência federal entre as demais unidades federativas e, por isso, merece essa diferenciação no recebimento desses recursos federais.

Agenda

13h – Encontro com prefeitos, vereadores e secretários de saúde

16h – Visita à governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões