zitoeguilhermeA Justiça Eleitoral mais uma vez cassou o prefeito Zito Rolim de Codó e o seu vice Guilherme Archer. Desta vez a cassação foi confirmada pela juíza Gisele Ribeiro da 7ª Zona Eleitoral, discount atendendo solicitação do Ministério Público Eleitoral.

Na primeira vez, thumb foi o juiz eleitoral Pedro Guimarães Junior que determinou a cassação de Rolim, em fevereiro deste ano. Apesar da nova decisão, assim como na primeira, o prefeito Zito Rolim permanece no cargo e o Blog já recebeu a informação que ele irá recorrer da decisão novamente assim que for notificado.

Quando recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral em abril, Rolim logrou êxito e conseguiu junto ao Pleno do órgão um mandato de segurança anulando a sentença do juiz Pedro Júnior. Como os processos são semelhantes, a tendência é que mais uma vez Zito Rolim consiga nova vitória.

No entanto, é bom ressaltar mais uma vez, pois a Oposição em Codó tem espalhado notícias inverídicas, que Zito Rolim permanecerá no cargo até o julgamento do mérito da ação. Além disso, caso o prefeito perca no TRE e Tribunal Superior Eleitoral, teremos novas eleições no município, pois a Justiça também anulou os votos do terceiro colado na disputa eleitoral, Francisco Nagib.

Ou seja, não existe a possibilidade do segundo colocado, Biné Figueiredo, assumir a prefeitura de Codó, pois se as decisões prevalecerem teremos mais de 50% de votos inválidos e o TER será obrigador a realizar novas eleições.

O Blog tentou entrar em contato com o prefeito Zito Rolim, mas não logrou êxito. Conseguimos, entretanto conversar com o Líder do Governo e aliado do prefeito, o deputado estadual César Pires, que lamentou a decisão, mas confia no TRE.

“Só tenho a lamentar a decisão, pois o Zito Rolim foi eleito com total transparência pela população de Codó, que aprovou a sua primeira administração e o quer dando continuidade nesse trabalho na prefeitura. Espero e tenho confiança que o nosso Tribunal Eleitoral saberá respeitar a decisão da maioria da população de Codó e, como sempre, fazendo justiça, pois a eleição de Zito Rolim foi totalmente legal”, afirmou ao Blog, César Pires.

O Blog só espera que a Justiça Eleitoral possa definir o mais rápido possível a situação de Codó, pois essa instabilidade acaba abalando qualquer administração e quem perde com esse vai e vem é justamente a população.